Jornalistas independentes sofrem com crise sanitária
A crise económica espoletada pela covid-19 está a afectar todos os sectores, e os “media” não são excepção, conforme se verifica nos resultados de um inquérito realizado pela Unió de Periodistes Valencians junto dos seus membros.
Segundo os dados apurados, apesar da crise no jornalismo ser generalizada, os jornalistas “freelance” ficaram particularmente lesados: cerca de 90,9% dos jornalistas independentes valencianos afirmam ter perdido os seus empregos e, desses, quase 70% não tem qualquer perspectiva de trabalho num futuro próximo.
Da mesma forma, metade dos “freelancers” afirmam não ter sido remunerados nos últimos meses. Assim, estes profissionais manifestaram preocupação quanto à precariedade profissional e pediram ao Governo que lhes concedesse mais apoios.
Junho 20
O inquérito revela que os jornalistas que trabalham por conta de outrém foram, também, afectados, mas não de forma tão profunda. Para metade destes jornalistas, a pandemia não representou qualquer corte salarial.
Ainda assim, quase todos os profissionais inquiridos manifestaram preocupação com a possibilidade do desaparecimento dos “media” e com a redução da qualidade de informação.
Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...
Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...
Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...
Ao avançar com uma greve por tempo indeterminado quatro dias antes das outras empresas públicas de radiodifusão, os sindicatos da Radio France pretendem fazer ouvir a sua oposição não só à...
“A Google está a posicionar-se em todos os níveis da cadeia de valor da televisão conectada. Uma hegemonia que preocupa tanto os canais de televisão como os operadores de telecomunicações”,...
A BBC anunciou o lançamento de um novo serviço pago nos Estados Unidos, com o objectivo de gerar receitas adicionais e ajudar a financiar o seu jornalismo. O serviço oferece acesso ilimitado ao...
A Universidade da Beira Interior (UBI), através do projecto MediaTrust.Lab, entregou ao Governo um documento com 64 propostas de políticas públicas destinadas a fortalecer o jornalismo de...
O número de cidadãos espanhóis que afirmam estar bem informados continua a diminuir. Segundo o mais recente Estudo sobre Audiências dos Meios de Comunicação (II), publicado pelo Centro de...
O Governo Regional dos Açores aprovou uma resolução que fixa os montantes de apoio aos meios de comunicação social privados em 2025, no âmbito do Sistema de Incentivos aos Media Privados (SIM)...