Jornalistas do New York Times proibidos de opinar na campanha presidencial americana

Na referida mensagem, Corbert adverte que “na recta final da campanha presidencial, todos na redacção deveremos ter em conta as nossas políticas, há tempos estabelecidas, para comportamento nas redes sociais”.
E lembra: “Os jornalistas do Times devem evitar editorializar nas suas contas pessoais, seja para apoiar os candidatos ou para promover os seus próprios pontos de vistas”.
"Isto aplica-se – enfatiza – a todos os jornalistas em cada departamento", independentemente de estarem ou não vinculados à cobertura da campanha, porque os profissionais envolvidos nesse trabalho precisam de "manter a reputação do Times como um diário credível e equilibrado".
Como era de prever, esta comunicação provocou várias reacções, dentro e fora do NYT.
O debate sobre este tipo de proibições vem de longa data nos EUA. Mas ganhou agora uma nova importância perante a iniciativa do prestigiado jornal americano, aliás conhecido pelas suas simpatias editoriais a favor dos democratas.
Leia aqui na integra o texto do site Ética Segura