Jornalistas chineses obrigados a testes de lealdade ao presidente Xi Jinping
Lançada em Janeiro pelo Departamento de Propaganda, é um exemplo de como o partido usa a tecnologia para fortalecer o controlo ideológico na China.
A designação traduz-se como "estudo para fortalecer a nação", mas baseia-se, também, na personagem "Xi", para sugerir que é uma maneira dos candidatos aprenderem mais sobre o seu chefe de Estado.
O escritório de supervisão dos media deixou claro que as carteiras profissionais actualizadas, essenciais para quem trabalha no sector, só seriam emitidos para jornalistas aprovados no exame. Quem falhar, poderá fazer o teste novamente, com o espírito de uma nova oportunidade.
Os repórteres e editores terão de preparar-se para o exame, mediante exemplos de perguntas, que serão enviadas para a aplicação móvel.
O exame tem cinco seções, pelo menos duas são focadas no pensamento político de Xi e uma no marxismo.
A aplicação pode acompanhar o progresso dos utilizadores e os funcionários do departamento de propaganda têm acesso às informações recolhidas.
(Mais informação em South China Morning Post)