Nos termos do comunicado do Conselho de Redacção, Nuno Simas vai continuar em funções “pelo menos até 1 de janeiro de 2017”. Para o substituir foi escolhida a jornalista Margarida Pinto, actualmente chefe da delegação de Macau, e cujo nome teve parecer favorável do CR. 

O jornalista demissionário explica a sua decisão nos seguintes termos, presentes no comunicado do CR, que citamos da notícia do Expresso online:

“Apresentei no início da semana a minha demissão da Direcção de Informação da Lusa. Em última análise, e independentemente do desgaste no exercício desta função durante cinco anos, o que pesou para tomar esta decisão foi a discordância com o perfil escolhido e objetivos traçados para a nova subdiretora.Na minha perspectiva, um novo subdiretor teria que ter um papel interventivo no trabalho diário da redação.” 

Como o parecer do CR não é vinculativo, tudo indica que Mafalda de Avelar assumirá o cargo em breve, até porque, para o Director de Informação, “tem o perfil indicado para o actual momento da Agência” e ainda porque “a empresa precisa de alguém com as características da jornalista: experiência na área da economia, experiência na área internacional e experiência na negociação de programas comunitários”. 

Segundo o Conselho de Redação, no entanto, “a Lusa tem um défice notório de redactores e é esse défice que tem sido reconhecido e falado nos últimos meses/anos, e não o défice de diretores”. 


Mais informação no Expresso online