Segundo informação da Lusa, que aqui citamos do DN, “Jan Kuciak trabalhava para a página aktuality.sk e era especializado em assuntos ligados a corrupção, entre os quais os que dizem respeito a possíveis ligações entre o mundo dos negócios e o partido SMER-SD, do primeiro-ministro, Robert Fico”. 

“O site e outros meios do mesmo grupo publicaram uma versão inacabada do artigo de Kuciak sobre as alegadas relações políticas de empresários italianos suspeitos de estarem ligados à máfia calabresa 'Ndrangheta, que operaria no leste da Eslováquia.” 

“Alguma Imprensa fez eco deste artigo, suscitando críticas do primeiro-ministro, que mostrou aos jornalistas várias pilhas de notas, representando um prémio de um milhão de euros para qualquer informação que possa ajudar a encontrar os responsáveis do crime.” 

“Ligar, sem provas, pessoas inocentes a um duplo homicídio é passar da linha”  - disse o chefe do Governo. 

Segundo notícia no Observador, o Presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) condenaram o homicídio “cobarde” do jornalista eslovaco de investigação Jan Kuciak e da sua companheira. 

“Estou chocado com as terríveis notícias do assassinato de Jan Kuciak e da sua noiva. Condeno este ato cobarde. Matar ou intimidar jornalistas não tem lugar na Europa ou em qualquer democracia”, disse o Presidente da CE aos jornalistas em Belgrado. 

Também o representante da OSCE para a Liberdade de Imprensa condenou o homicídio de Jan Kuciak. “Peço às autoridades que utilizem todos os meios para que os autores deste cruel crime duplo sejam trazidos à justiça”  - apelou Harlem Désir, em comunicado. 

A directora-geral da ONU para a Educação, Ciência e Cultura, Audrey Azoulay, pediu, em comunicado, que seja feita uma “investigação rigorosa” para esclarecer este crime, e insistiu que “os jornalistas devem poder exercer o direito de informar o público sem temer pela sua vida”.

 

Mais informação no DN,  no Observador  e em Repórteres sem Fronteiras, cuja imagem aqui incluímos