Os portugueses têm revelado um interesse crescente por conteúdos noticiosos. As visitas aos “sites” informativos têm crescido, exponencialmente, assim como o tempo passado a ler notícias.
Prova disso mesmo são as estatísticas do jornal digital “Observador”. Em Março, o título recebeu 40 milhões de visitas e 98 milhões de visualizações de página, de acordo com a análise do “Google Analytics”.
A Rádio Observador registou, igualmente, bons resultados, com mais de 2,1 milhões de “downloads” de “podcasts” e 182 mil ouvintes, “online”, em directo. Esses números duplicam os melhores registados ao longo de seis anos de história do jornal.
Abril 20
Segundo o “Observador”, os resultados são um reflexo da preocupação gerada pela pandemia Covid-19, que levou a população a procurar toda a informação disponível” e do esforço da redacção “que, desde a primeira hora, se reorganizou para, mesmo em circunstâncias mais difíceis, não só manter, como reforçar a sua cobertura informativa qualificada e diferenciada”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...