Segundo notícia de Media-tics, que aqui citamos, “parece que comprar entidades históricas e preços simbólicos está a ficar na moda”; e o texto recorda a recente aquisição, em Espanha, do Banco Popular pelo Santander, por um euro... 

The Chicago Sun-Times é impresso sem interrupção desde 1844. “Apesar de ser toda uma instituição do jornalismo dos EUA, e de ter ganho oito Prémios Pulitzer, o diário fica na História por se ter convertido no fiel reflexo do nível de desvalorização a que chegou a Imprensa.” 

A empresa Wrapports LLC, actual proprietária, tinha comprado o jornal em 2011 por 20 milhões de dólares. Agora, segundo James Warren, do Poynter Institute, os donos decidiram vendê-lo porque acharam que “era melhor apanhar esse dólar do que gastar os oito milhões que custaria o seu encerramento”. 

De momento, no entanto, os investidores decidiram entrar com 11,2 milhões de dólares “para garantir a continuidade do jornal durante dois ou três anos, à sua taxa actual de perdas”  - voltando a citar Media-tics

Ironicamente, a empresa Tronc, detentora do Chicago Tribune, tinha tentado comprar o antigo rival no princípio do ano, mas o Ministério da Justiça dos EUA impediu a aquisição, “por receio de que se produzisse uma situação de monopólio no sector da Imprensa local”... 

 

Mais informação em Media-tics e no Poynter.org