O sector mediático está a atravessar uma fase delicada, mas algumas publicações têm conseguido reinventar-se, ganhar popularidade e conquistar o interesse dos leitores.
É o caso do jornal franco-canadiano “Le Soleil”, que, ao alterar a sua linha editorial e o seu modelo de negócio, conseguiu colocar, novamente, o seu título “no mapa”. É, agora, um dos jornais mais populares no Quebec.
O processo de alteração do “modus operandi” do jornal começou em Agosto de 2019, depois de o título ter declarado falência, e ter recebido apoio financeiro do Governo.
Graças a uma doação de 5 milhões de dólares, os jornalistas voltaram ao activo e mostraram-se empenhados em estabelecer uma relação com a comunidade.
Numa primeira fase, todos os colaboradores doaram 5% dos seus salários ao próprio jornal. Com isto, os jornalistas quiseram provar a confiança e o orgulho que tinham no projecto.
Junho 20
Os leitores foram aderindo, progressivamente, à iniciativa.
Formou-se, assim, uma cooperativa de leitores e repórteres com uma causa em comum: a imprensa de qualidade.
As finanças do jornal estão, agora, mais saudáveis do que nunca, mas os colaboradores continuam a estabelecer contacto com a comunidade, que vai dando “feedback” e sugestões.
A popularidade e a relevância deste jornal comprovou-se durante a pandemia, já que, em dois meses, mais de 3 mil leitores assinaram a versão “online”, mostrando-se interessados em consumir jornalismo local de qualidade.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....
A CNN Internacional vai implementar um modelo de assinaturas para acesso aos conteúdos do seu site, anunciou o New York Times (NYT), de acordo com informação obtida junto de diferentes fontes....
A publicação Dinheiro Vivo deixou de ser um título autónomo e voltou a integrar o Diário de Notícias (DN), noticia a Lusa, citada pelo Jornal de Negócios. A mudança ocorreu a dia 1 de...
O empresário Marco Galinha, deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Media, mas mantém-se como accionista do Grupo, noticia o Eco. No comunicado do anúncio, pode...
É frequente ouvirmos falar de como o jornalismo é uma profissão muito exigente, com longos períodos de trabalho e em que por vezes é preciso acompanhar histórias emocionalmente pesadas. Nesse...
A relação do público com a informação está a mudar, e parte da alteração do comportamento tem que ver com o consumo de notícias através de plataformas digitais. Ao mesmo tempo, “as redes...