A pandemia da Covid-19 está a colar a população aos ecrãs. Segundo as estatísticas mais recentes, os cidadãos nunca estiveram tão interessados em conteúdos noticiosos, e têm investido na subscrição de jornais “online”. Os canais informativos estão, também, de “vento em popa”, atingindo recordes de audiência.
Para trás ficaram, porém, os jornais impressos. Grande parte dos consumidores de informação está confinada às suas casas, conduzindo a uma quebra, significativa, na circulação da imprensa “tradicional”.
De forma a mitigar este e outros problemas -- como a diminuição das receitas publicitárias -- os jornais norte-americanos começaram a diversificar o seu conteúdo e a estabelecer parcerias com outros sectores em recessão.
Março 20
É o caso do “Chicago Reader”, que reuniu 50 artistas locais para criar um livro de colorir para adultos. A edição em PDF está avaliada em 30 dólares, e a versão impressa em 45. Os lucros serão distribuídos, de forma igualitária, entre o jornal e os ilustradores.
Além disso, o jornal é, agora, entregue à porta dos seus subscritores. Por 50 dólares mensais, os leitores recebem, nas caixas de correio, a habitual edição do “Reader” e um suplemento especial. Está, também, disponível uma linha de “merchandising”.
O Business Insider vai despedir 21% da sua equipa como parte de uma reestruturação que visa apostar intensamente em inteligência artificial (IA) e preparar-se para as “quedas extremas de...
A batalha judicial contra o desmantelamento da radiodifusão pública internacional intensifica-se nos Estados Unidos. Segundo o Le Monde, multiplicam-se processos judiciais para contestar o desejo...
Desde o lançamento do ChatGPT em 2022, as redacções em todo o mundo enfrentam tanto as oportunidades como os riscos da inteligência artificial generativa. Contudo, nem todas têm os mesmos meios...
Matt Taylor, do Financial Times, sentiu-se incomodado com a quantidade de notificações push que recebia da aplicação BBC News, mas em vez de as desactivar, decidiu fazer uma experiência....
Um artigo do Reuters Institute explora como as novas plataformas de comunicação social estão a conseguir atrair o público jovem, algo que os meios tradicionais têm tentado fazer há vários...
“A sobrevivência do jornalismo está directamente relacionada com a forma como as pessoas valorizam a notícia”, começa por escrever Carlos Castilho, no seu mais recente texto para o...
O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) apelou à Comissão Europeia para que mobilize os Estados-Membros a fim de garantir financiamento e vontade política na defesa da liberdade de...
O Observatório da Imprensa, parceiro do CPI, dá a conhecer um texto de Richard Gigras, executivo e empresário americano, no qual reflecte sobre o paradoxo entre liberdade de expressão e a...
Num novo texto para o Observatório da Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, o jornalista Carlos Castilho faz referência a uma investigação do Pew Research Center, que apresenta a ideia de que “o...