A pandemia da Covid-19 está a colar a população aos ecrãs. Segundo as estatísticas mais recentes, os cidadãos nunca estiveram tão interessados em conteúdos noticiosos, e têm investido na subscrição de jornais “online”. Os canais informativos estão, também, de “vento em popa”, atingindo recordes de audiência.
Para trás ficaram, porém, os jornais impressos. Grande parte dos consumidores de informação está confinada às suas casas, conduzindo a uma quebra, significativa, na circulação da imprensa “tradicional”.
De forma a mitigar este e outros problemas -- como a diminuição das receitas publicitárias -- os jornais norte-americanos começaram a diversificar o seu conteúdo e a estabelecer parcerias com outros sectores em recessão.
Março 20
É o caso do “Chicago Reader”, que reuniu 50 artistas locais para criar um livro de colorir para adultos. A edição em PDF está avaliada em 30 dólares, e a versão impressa em 45. Os lucros serão distribuídos, de forma igualitária, entre o jornal e os ilustradores.
Além disso, o jornal é, agora, entregue à porta dos seus subscritores. Por 50 dólares mensais, os leitores recebem, nas caixas de correio, a habitual edição do “Reader” e um suplemento especial. Está, também, disponível uma linha de “merchandising”.
No dia 5 de Novembro, realizam-se as eleições presidenciais dos Estados Unidos, com Kamala Harris e Donald Trump como candidatos pelos partidos democrata e republicano, respectivamente. Este é um...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity lançou um programa de parcerias com organizações de media que prevê a partilha de receitas com publicidade, entre outros benefícios para os...
Embora o Reddit não tenha um programa formal dirigido a organizações de media, algumas das funcionalidades desta rede social podem ser usadas pelas publicações para chegar a mais pessoas e criar...
O Observatório da Comunicação (OberCom) fez uma leitura exaustiva do Digital Services Act (DSA; Regulamento de Serviços Digitais), a mais recente legislação europeia para a regulação das...
A BBC, emissora pública do Reino Unido, anunciou que irá fechar cerca de 115 postos de trabalho no seu departamento “Nations and Regions”, noticia a Press Gazette. A BBC Nations, composta pelas...
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, considera que a independência da agência Lusa deve ser reforçada e que a disponibilização gratuita dos seus conteúdos aos órgãos de...
A ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social confirmou, no início de Setembro, que foi alienada a participação detida pelo fundo World Opportunity Fund (WOF) na empresa Páginas...
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) lançou o programa Lisboa, Cultura e Media, dedicado a valorizar o sector dos media e a incentivar a produção e publicação de conteúdos relacionados com a...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...