Jornal comunitário para dar voz à periferias londrinas
O fundador da Ethical Journalism Network, Aidan White, lançou, agora, um projecto de jornalismo comunitário, que visa dar voz aos cidadãos do bairro de Newham, em Londres.
O “Newham voices” trata-se, então, de uma organização sem fins lucrativos, que funciona graças à colaboração de jornalistas voluntários, dispostos a reportar sobre temas de interesse público. O projecto conta, também, com um colaborador fixo, de forma a garantir a sua sustentabilidade e qualidade.
Em declarações ao “site” “Press Gazette”, White afirmou que “é muito simples crescer, quando um projecto é pequeno, e penso que é assim que o jornalismo vai sobreviver. Não está morto de forma alguma, na verdade está mais vivo do que se pensa e é mais necessário do que nunca”."Esta é a nossa experiência -- continuou -- e, por isso, estamos bastante optimistas, porque tudo indica que os cidadãos querem consumir o nosso jornalismo e estão dispostas a ajudar-nos”.
White acrescentou, ainda que, "há um impulso para o jornalismo que é baseado na comunidade, sustentável, cioso da sua independência editorial e que reconhece que vivemos num mundo onde o futuro do jornalismo assenta num modelo sem fins lucrativos”.
Setembro 20
O título será, então, financiado por doações, publicidade de pequenas empresas locais e subvenções. "Na minha opinião, este modelo é o modelo certo. É uma forma de dizer ao público que pode ter o seu próprio jornalismo e é uma forma pedir apoio da democracia local”.
Para já, o jornal será impresso com periodicidade mensal, ainda que o “site” seja actualizado com maior frequência. White, espera, contudo, que o projecto seja bem-sucedido e que, em breve, o “Newham Voices” se transforme em semanário.
O projecto contará, ainda, com iniciativas de formação de jornalismo comunitário, que já tem três cursos agendados em Novembro.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Numa conversa com o Nieman Reports, Lina Chawaf, fundadora e directora da Radio Rozana, uma estação de rádio independente da Síria, partilhou as suas esperanças e preocupações para o futuro...
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou um relatório com o resumo dos dados mais relevantes relativos aos ataques aos jornalistas em 2024 em todo o mundo, incluindo profissionais...
No final de Novembro, o Governo de Israel aprovou uma medida no sentido de interromper as ligações com o jornal Haaretz, bem como o pagamento de publicidade institucional e de assinaturas naquela...
Algumas organizações de imprensa europeias apontaram o dedo à Google por excluir temporariamente, dos seus motores de pesquisa, os conteúdos noticiosos de alguns media da União Europeia, noticia...
Foi recentemente aprovado, em Espanha, um decreto-lei que introduz algumas mudanças à composição do conselho de administração da RTVE, serviço público de televisão e rádio do país. Entre...
Jornalistas da Al Jazeera que se encontram a cobrir o conflito em Gaza manifestaram-se contra o atraso no pagamento de despesas de trabalho por parte da estação de televisão, noticia o site...