Jornal centenário inglês recupera depois da falência
A imprensa local tem vindo a ser ameaçada pela diminuição na circulação e das receitas publicitárias.
Contudo, no Reino Unido regista-se, já, um caso de sucesso. O “Cumberland and Westmorland Gerald”, em circulação há 160 anos,
conseguiu recuperar, depois de declarar falência. Tudo isto graças ao empresário Andy Barr, que se tem dedicado à recuperação de jornais com história.
Depois de adquirir o jornal, em Fevereiro, Barr tratou de alterar a equipa editorial, mas manteve os 22 colaboradores.
O jornalista John Holiday ficou responsável por comandar as operações e tratou de alterar o foco dos restantes profissionais, que passaram a redigir artigos sobre acontecimentos locais, que envolvessem personalidades conhecidas de todos os leitores.
“Os leitores querem acreditar na sua comunidade e consumir conteúdo de qualidade”, afirmou Holiday em entrevista à “Press Gazette”.
Além disso, Holiday conseguiu contratar mais repórteres, o que permitiu apostar em mais e melhores reportagens.
Outubro 20
Aquele responsável, tratou, também, de aumentar o preço de jornal em 50%, passando de 1 libra, para 1,5.
Holiday prevê, agora, um crescimento anual nas vendas O jornal acabou de publicar uma edição de 40 páginas, que, segundo ele, foi a maior em mais de uma década.
"Está a ir muito bem. Está de volta a dar lucro", disse. "A equipa trabalhou arduamente, adaptou-se e inovou... A nossa estratégia constrói-se em torno do crescimento. Qualquer pessoa pode cortar custos, mas acredito que a forma como se faz crescer um negócio é através da concentração, diferenciação e liderança ".
Holliday afirmou, também, “acreditar piamente” que os leitores estão dispostos a pagar por conteúdos de alta qualidade, à medida que se apercebem cada vez mais se querem "compreender o mundo, a vossa localidade, grande drama e grande desporto... há um custo para isso".
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...