Num estudo divulgado há dias da Magna Global, verifica-se que o Digital poderá ter crescido 30% este ano face a 2014, representando cerca de 17% do total do mercado nacional, onde a televisão continua a imperar.

Em relação a 2016, e numa perspectiva global, o mesmo estudo prevê que a realização do Euro 2016, os Jogos Olímpicos no Brasil e as eleições presidenciais americanas deverão impulsionar o crescimento do mercado publicitário no próximo ano em 4,6%.

Verifica-se, ainda, de acordo com o mesmo relatório, que em 2015 o mercado publicitário global terá crescido 2%, atingindo os 503 mil milhões de dólares. Uma evolução explicada pelo "crescimento dos meios digitais que se espera terminem 2015 com um crescimento global de 17%".

Em contrapartida, os outros meios sofreram quebras apreciáveis, sendo a imprensa, jornais e revistas, os meios que mais contribuem para este decréscimo global, com -9% e -8%”, respectivamente. A televisão e a rádio mantiveram-se estáveis, devendo fechar o ano com um crescimento de 3%.

O estudo da Magna Global analisou 73 países, incluindo Portugal, cujo mercado estará em linha com o crescimento a nível global, "podendo mesmo crescer alguns pontos acima, chegando aos 4% e totalizando perto de 500 milhões de euros".

Observa-se, também, que a televisão continua a ser o meio preferidos das marcas a nível global, com um crescimento de 38%, mas com tendência a perder terreno a favor do Digital. Admite-se, mesmo, que o Digital ultrapasse a televisão.

Por seu lado, o mobile representou 33% do total investido em Digital, e deverá crescer 61% em 2015, "acompanhando a rápida transição dos computadores para os smartphones e tablets", segundo o mesmo relatório.