A rede social Instagram celebrou o 10º aniversário, no início de Outubro, e decidiu assinalar a data com o lançamento de novas ferramentas, que têm como objectivo melhorar a experiência do utilizador.
Uma das principais metas estabelecidas pela plataforma, que pertence ao grupo Facebook, é zelar pela saúde mental dos seus utilizadores. Nesse âmbito, o Instagram apresentou duas novidades, que prometem reduzir as interacções negativas, como o assédio ou o “bullying”.
“Uma das áreas em que nos focámos foi [ a do assédio], e aí demos prioridade aos mais jovens, porque [o ‘bullying’] persegue-te para onde quer que vás. Queremos dar poder a quem é alvo destes comportamentos”, esclareceu o director da rede social, Adam Mosseri, numa conferência “online”.
Neste contexto, a “app” já começou a testar uma opção que esconde, automaticamente, comentários negativos.Além disso, o Instagram vai permitir que os utilizadores restrinjam a acção de alguns seguidores, no seu perfil.
Outubro 20
O Instagram, apresentou, ainda, a possibilidade de integrar as mensagens privadas trocadas, naquela rede social, na “app” do Messenger, centralizando, num só sítio, as duas plataformas de “chat”.
Foi, ainda, apresentada uma novidade para os utilizadores que fazem compras “online”: o Instagram vai permitir adquirir produtos através dos vídeos que são partilhados nas “stories”.
Por fim, a rede social quis satisfazer um lado mais “saudosista” dos seus utilizadores, que poderão escolher entre o ícone mais recente da aplicação e outros três, que estiveram disponíveis entre 2010 e 2016.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
Uma investigação da Ziff Davis revelou que as empresas que usam inteligência artificial (IA) generativa dependem mais dos conteúdos editoriais para treinar os modelos de IA do que aquilo que...
A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) lançou um videojogo que pretende combater a falta de confiança da Geração Z nos media, noticia a Meios & Publicidade (M&P). “O NewsArcade é...
Todos os dias, o New York Times (NYT) publica mais de 250 artigos. No entanto, na página inicial do site do jornal (também chamada “homepage”), apenas é possível incluir 50 a 60 peças de...
Um novo software de inteligência artificial (IA) da Google, NotebookLM, tem a capacidade de transformar qualquer conteúdo de texto num episódio de podcast, escreve Geoffrey A. Fowler, colunista de...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity lançou um programa de parcerias com organizações de media que prevê a partilha de receitas com publicidade, entre outros benefícios para os...
A reconhecida London School of Economics and Political Science (LSE) lançou o JournalismAI Innovation Challenge, um programa de financiamento para redacções que já estejam a explorar de alguma...