A rede social Instagram celebrou o 10º aniversário, no início de Outubro, e decidiu assinalar a data com o lançamento de novas ferramentas, que têm como objectivo melhorar a experiência do utilizador.
Uma das principais metas estabelecidas pela plataforma, que pertence ao grupo Facebook, é zelar pela saúde mental dos seus utilizadores. Nesse âmbito, o Instagram apresentou duas novidades, que prometem reduzir as interacções negativas, como o assédio ou o “bullying”.
“Uma das áreas em que nos focámos foi [ a do assédio], e aí demos prioridade aos mais jovens, porque [o ‘bullying’] persegue-te para onde quer que vás. Queremos dar poder a quem é alvo destes comportamentos”, esclareceu o director da rede social, Adam Mosseri, numa conferência “online”.
Neste contexto, a “app” já começou a testar uma opção que esconde, automaticamente, comentários negativos.Além disso, o Instagram vai permitir que os utilizadores restrinjam a acção de alguns seguidores, no seu perfil.
Outubro 20
O Instagram, apresentou, ainda, a possibilidade de integrar as mensagens privadas trocadas, naquela rede social, na “app” do Messenger, centralizando, num só sítio, as duas plataformas de “chat”.
Foi, ainda, apresentada uma novidade para os utilizadores que fazem compras “online”: o Instagram vai permitir adquirir produtos através dos vídeos que são partilhados nas “stories”.
Por fim, a rede social quis satisfazer um lado mais “saudosista” dos seus utilizadores, que poderão escolher entre o ícone mais recente da aplicação e outros três, que estiveram disponíveis entre 2010 e 2016.
O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...
O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...
Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
Uma investigação do Poynter Institute e da Universidade do Minnesota lança luz sobre o que as pessoas pensam da inteligência artificial (IA) no jornalismo. Diversas grandes redacções dos...
O Le Monde divulgou os resultados de um estudo levado a cabo pela Autoridade Reguladora do Audiovisual e das Comunicações Digitais (Arcom), que pretende conhecer melhor os equipamentos e os...
A editora do The Independent no Reino Unido, Chloe Hubbard, afirmou à Press Gazette que os artigos resumidos pelo novo serviço de inteligência artificial, o Bulletin, frequentemente superam o...
O Newsreel trata-se de uma aplicação que transforma o consumo de notícias numa espécie de jogo, inspirada na aplicação de aprendizagem de idiomas Duolingo. Destinado a jovens entre...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...