Um dos oradores defendia, por exemplo, que há necessidade de trabalhar juntos e desenhar modelos empresariais que viabilizem uma boa relação com o público, com o objectivo de o sensibilizar para as assinaturas, a fim de reduzir a dependência dos anunciantes.

Aliás, um dos participantes nos painéis, Brian Myles, director do Le Devoir, sublinhou que dois terços das receitas do jornal são provenientes de assinaturas.

A sua aposta no modelo pago tem demostrado que há um nicho de mercado receptivo a suportar os custos de uma informação de qualidade.

Por outro lado, o jornal La Presse abandonará definitivamente o papel em 2018 para se converter ao digital, na íntegra.

Este jornal regista já 65 a 70 milhões de dólares nas receitas de publicidade no digital.

Os editores que intervieram na conferência, lamentaram, ainda, que o governo canadiano não tenha interesse em ajudar os media.

Curiosamente o mesmo foi dito em Lisboa, no Congresso das Comunicações (como referimos noutro local deste site), por Rosa Cullell, administradora da Media Capital, proprietária da TVI.