Igreja celebra Dia Mundial das Comunicações com Prémio de Jornalismo
O Prémio D. Manuel Falcão homenageia um sacerdote que se distinguiu, entre outras coisas, pela criação do Secretariado da Informação Religiosa e a publicação do ‘Boletim de Informação Pastoral’ (1959-1970), seguida do ‘ Boletim Diocesano de Pastoral’ do Patriarcado (1968-1975). Conforme notícia da Agência Ecclesia, D. Manuel Falcão foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 1966 e coadjutor de Beja em 1974, onde foi residencial entre 1980 e 1999, tendo falecido a 21 de fevereiro de 2012.
O objectivo do Prémio de Jornalismo que leva o seu nome é premiar os jornalistas, “quer da Igreja quer de fora da Igreja”, para “sublinhar e bendizer todos os que nesta profissão tão especial, e tão difícil nos tempos de hoje, se esforçam por serem arautos da verdade”, segundo explicou o padre Américo Aguiar, novo director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), à Rádio Renascença.
“Aquilo que os jornalistas fazem, e aquilo que a Igreja quer, é exactamente a mesma coisa, que a verdade tenha prioridade, independentemente de serem órgãos de comunicação social da Igreja, ou generalistas”, sublinhou o responsável pelo SNCS.
Mais informação na Agência Ecclesia e no Observador