Estas bolsas destinam-se a jornalistas com carteira profissional válida, de órgãos de comunicação social nacionais e regionais que apresentem trabalhos, em várias áreas, relacionados com Portugal e os portugueses. 

A selecção dos bolseiros será feita por um júri constituído por António Granado, Cândida Pinto, João Garcia, José Pedro Castanheira e Maria Flor Pedroso. Caberá ao júri, nomeado anualmente pela Fundação, apreciar os projectos de investigação jornalística, seleccionar as candidaturas e distribuir a verba disponibilizada, com base na adequação do CV de cada candidato, a relevância jornalística do projecto, a sua oportunidade, exequibilidade e a possibilidade de divulgação num órgão de comunicação social (seja em suporte escrito, audiovisual ou digital). 

A cerimónia de apresentação das Bolsas de Investigação Jornalística será na quinta-feira, 17 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, pelas 14 horas. Francisco Pinto Balsemão e Paulo Portas vão juntar-se num primeiro painel para debater o tema “Democracia e Jornalismo”. 

A este painel seguir-se-á outro, em que os jornalistas Cristina Ferreira (Público), Miguel Carvalho (Visão) e Pedro Coelho (SIC) falarão dos “Desafios do Jornalismo de Investigação”.

 

Mais informação em Meios & Publicidade e no Jornal de Negócios