Grupo editorial americano compra jornais a preço de saldo

O New Media Investment Group Inc, que detém a Gate House Media, tem estado a gastar milhões de dólares na aquisição de jornais locais desde 2014. Segundo Media-tics, que aqui citamos, a GateHouse Media é neste momento proprietária de 144 jornais diários, com circulação paga de 1,5 milhões [de leitores], 333 semanários, com um alcance de 2,4 milhões, e mais de 569 webs locais, em 38 Estados. O seu centro de design e produção, em Austin (Texas), emprega mais de 300 pessoas e serve 91 diários e 197 semanários.
Mike Reed, o CEO de New Media Investment Group, responde à crítica que é feita à estratégia da empresa, afirmando que está a aproveitar o valor de títulos centenários, mudando o seu modelo de negócio tradicional, baseado na publicidade, para outro agora mais dedicado à venda de serviços, como aplicações diversas, merchandising e inclusivamente empréstimos. Mike Reed garante que este benefício adicional vai ajudar a prolongar a longevidade das redacções.
Segundo Ken Doctor, em artigo publicado no NiemanLab, há, entre as empresas que estão a proceder, nos EUA, à “consolidação” (ou o clustering) de muitos jornais tradicionais, pelo menos “three big guys” - a Gannett, a GateHouse Media, e a Digital First Media, e está agora a ocupar o seu próprio lugar nesta área a Hearst.
Retomando o texto de Media-tics, “não é uma boa notícia para o jornalismo”.
O artigo aqui citado, na íntegra, e dois outros no NiemanLab, de Julho de 2017 e de Março de 2018.