Grupo de “media” suspende rádios locais no Reino Unido
A informação local está em risco de desaparecer no Reino Unido, onde o Grupo Bauer Media substituiu dezenas de estações de rádio regionais por um “outlet” nacional. A medida vai afectar várias localidades em Inglaterra e no País de Gales.
A operação está, entretanto, a ser mal recebida por alguns especialistas em “media” e figuras políticas, que a consideraram um “golpe fatal” para as estações independentes.
“Isto é um acto de vandalismo cultural de uma empresa que tem estado ocupada a adquirir estações locais, sem qualquer controlo por parte dos reguladores ou do governo", reiterou o antigo deputado trabalhista John Grogan. "Muitas destas estações de rádio locais estão envolvidas em actividades comunitárias e têm a capacidade de conquistar uma audiência jovem, uma tarefa difícil de concretizar por tantos outros meios de comunicação”.
Uma das estações afectadas foi a Yorkshire Coast Radio, cujos apresentadores se dedicavam a falar sobre o estilo de vida naquela área.
Aquela emissora era, particularmente, popular, com cerca de 40% dos locais a ouvirem, de forma regular, a sua programação. Além disso, muitos ouvintes afirmaram que se sentiram acompanhados durante o período de confinamento, graças ao trabalho dos apresentadores.
Setembro 20
Agora, as rádios visadas terão de adaptar o seu “modus operandi” a uma mentalidade nacional. Os únicos segmentos que continuarão com uma índole local serão os boletins de trânsito e os folhetins de notícias, de forma a cumprirem os requerimentos da Ofcom.
Recorde-se que a informação local no Reino Unido está em “risco de extinção”.
Com a pandemia, dezenas de publicações regionais viram-se forçadas a encerrar portas, devido aos cortes nas receitas publicitárias e na circulação.
Além disso, a BBC tem vindo a reduzir a cobertura comunitária.
À medida que a guerra Israel-Hamas se desenrola, os jornalistas devem estar preparados para relatar de forma ética e exacta os seus desenvolvimentos e é por isso que Emma Manring compilou, num...
Num artigo de opinião, Richard J. Tofel – diretor da Gallatin Advisory, uma consultora de jornalismo, e ex-presidente da ProPublica – celebra o fracasso das redacções digitais, destacando a...
Um relatório divulgado pelo Pew Research Center, indica que, apesar de estar a separar-se cada vez mais das notícias, o Facebook continua a ser a principal fonte de consumo de...
O Dia Nacional da Imprensa, 7 de Dezembro, vai ser marcado por uma iniciativa da Associação Portuguesa de Imprensa, na Covilhã, sob o mote: “50 Anos de Abril – jornalismo, liberdade,...
A nível mundial, os fenómenos meteorológicos extremos estão a matar pessoas e a agravar as desigualdades e devido às alterações climáticas estes fenómenos estão a ocorrer cada vez com mais...
Em julho, a Meta lançou o “Threads” – uma rede social cujo lançamento parecia motivado pelas dificuldades do X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter – dando...
Num artigo publicado no “Observatório da Imprensa” – com o qual o CPI mantém um acordo de parceria – Carlos Wagner aborda a perda de qualidade nos jornais devido à burocratização...
Os editores de notícias de todo o mundo têm tentado calcular quanto é que a Google e o Meta lhes devem pelas notícias que distribuem às audiências. Contudo, segundo defendem, trata-se de uma...
O “New York Times” atingiu a marca de 10 milhões de assinantes no último trimestre, segundo foi anunciado pela empresa. Durante o primeiro trimestre, que terminou a 30 de setembro,...