Governo decide comprar publicidade institucional para apoiar imprensa
Em resposta aos vários apelos de empresas mediáticas e do Sindicato dos Jornalistas, o Governo anunciou que vai comprar 15 milhões de euros em publicidade institucional, sendo que 25% desta verba vai ser alocada aos meios regionais e locais.
Em comunicado à imprensa, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, afirmou que a decisão teve por base as necessidades aprofundadas dos “media” portugueses, que deverão prolongar-se durantes vários meses.
Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, sublinhou que “este é um tempo em que precisamos, mais do que nunca, de comunicar e de informar as pessoas de uma forma que transmita confiança na informação que as pessoas recebem”.
“A publicidade institucional ganha, agora -- afirmou -- um papel ainda mais relevante, não apenas na área da saúde pública mas também em diferentes outras matérias”.
Graça Fonseca destacou, também, que a publicidade institucional será distribuída proporcionalmente, conforme assegura a lei. Será, então, incluída em “programas generalistas e temáticos informativos”, na televisão e na rádio, bem como em “publicações periódicas de informação geral”.
Abril 20
Este é um primeiro apoio que será, naturalmente, bem-vindo, designadamente pela imprensa generalista e regional, a braços com uma forte quebra de receitas publicitárias e de vendas, devido aos condicionamentos resultantes da quarentena imposta aos portugueses.
Esta iniciativa governamental deverá ser encarada, no entanto, com todas as cautelas, tendo em conta, não apenas a precariedade em que se encontram muitas empresas jornalísticas, como também, os desafios que se colocam no horizonte próximo.
A vida dos jornais não está fácil, e todos os apoios não são demais, desde que respeitem a independência dos “media” e o rigor do jornalismo.
Costuma dizer-se que “não há almoços grátis”. Esperemos que, desta vez, não seja o caso.
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