Google financia projecto de “media” da Fundação Gulbenkian
A Google anunciou que vai contribuir com 25 milhões de euros para o novo Fundo Europeu para os Media e Informação, criado pela Fundação Gulbenkian, em parceria com o Instituto Universitário de Florença.
Desta forma, a Google vai ajudar a financiar projectos de apoio à literacia mediática e de combate à desinformação.
“Ao mesmo tempo que navegamos nas incertezas e nos desafios do ano passado, ficou provado que é mais importante do que nunca que as pessoas acedam a informações precisas e separem factos da ficção”, afirmou Matt Brittin, presidente para o negócio e operações da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da Google, citado pela Lusa.
“É por isso que a Google está a contribuir com 25 milhões de euros para ajudar no lançamento do Fundo Europeu para os Media e Informação para reforçar as competências na literacia digital, combater a desinformação e apoiar a verificação de factos”, acrescentou.
“O nosso compromisso a cinco anos é apoiar o trabalho do Instituto Universitário Europeu, do European Digital Media Observatory [Observatório Europeu de Media Digital] e da Fundação Calouste Gulbenkian para financiar organizações que procuram enfrentar desafios chave”.
A Google, que é uma das primeiras contribuintes do Fundo Europeu para os Media e Informação, desafia, ainda, “outras organizações” a apoiarem a literacia digital.
Abril 21
Nas próximas semanas, o fundo estará aberto a propostas de académicos, organizações sem fins lucrativos e "publishers" com sede em países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido.
As ideias vencedoras serão seleccionadas por comités independentes, formados por especialistas do sector.
A Google não estará envolvida em qualquer processo de tomada de decisão.
O tribunal de Paris ordenou o bloqueio do site News.DayFr, acusado de plagiar artigos de cerca de 40 meios de comunicação franceses e de os reproduzir com o auxílio de inteligência artificial...
O Reuters Institute apresenta num artigo a ideia de que a confiança nas notícias continua em declínio. De acordo com o Digital News Report mais recente, apenas 40% das pessoas inquiridas em 47...
Carlos Castilho, no seu mais recente artigo para o Observatório de Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, analisa o uso crescente do “grotesco em matéria de manipulação de informações com fins...
Na terceira edição da cimeira Sir Harry Summit, em Londres, os directores executivos da CNN, BBC News e The Economist reuniram-se para debater a forma como os meios de comunicação tradicionais...
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) publicou o estudo “Crianças e Jovens nos Media em 2023 e 2024”, que analisa a intervenção do regulador sobre a protecção de menores...
Após a detenção de duas jornalistas do jornal online All About Macau, o Gabinete de Comunicação Social do Governo de Macau justificou à Agência Lusa a exclusão da imprensa online e de...
O jornalista José Rodrigues dos Santos, um dos mais conhecidos pivots da informação televisiva, foi excluído da noite eleitoral da RTP, sendo substituído pelos jornalistas Carlos Daniel, Ana...
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...