Google financia projecto de “media” da Fundação Gulbenkian
A Google anunciou que vai contribuir com 25 milhões de euros para o novo Fundo Europeu para os Media e Informação, criado pela Fundação Gulbenkian, em parceria com o Instituto Universitário de Florença.
Desta forma, a Google vai ajudar a financiar projectos de apoio à literacia mediática e de combate à desinformação.
“Ao mesmo tempo que navegamos nas incertezas e nos desafios do ano passado, ficou provado que é mais importante do que nunca que as pessoas acedam a informações precisas e separem factos da ficção”, afirmou Matt Brittin, presidente para o negócio e operações da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da Google, citado pela Lusa.
“É por isso que a Google está a contribuir com 25 milhões de euros para ajudar no lançamento do Fundo Europeu para os Media e Informação para reforçar as competências na literacia digital, combater a desinformação e apoiar a verificação de factos”, acrescentou.
“O nosso compromisso a cinco anos é apoiar o trabalho do Instituto Universitário Europeu, do European Digital Media Observatory [Observatório Europeu de Media Digital] e da Fundação Calouste Gulbenkian para financiar organizações que procuram enfrentar desafios chave”.
A Google, que é uma das primeiras contribuintes do Fundo Europeu para os Media e Informação, desafia, ainda, “outras organizações” a apoiarem a literacia digital.
Abril 21
Nas próximas semanas, o fundo estará aberto a propostas de académicos, organizações sem fins lucrativos e "publishers" com sede em países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido.
As ideias vencedoras serão seleccionadas por comités independentes, formados por especialistas do sector.
A Google não estará envolvida em qualquer processo de tomada de decisão.
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