“A democracia funciona melhor quando os cidadãos podem tomar decisões por si mesmos, baseados em informação rigorosa, independente e honesta. O Poynter Institute sente-se honrado por fazer parte do MediaWise, que pretende ajudar a próxima geração de eleitores a adquirirem esse poder, e a reduzir a proliferação de desinformação, que polui a nossa vida cívica”  - afirma o presidente do Instituto, Neil Brown, no texto divulgado no seu próprio site

Na base do projecto está uma investigação realizada pelo Grupo de Educação em História da mesma Escola de Stanford, segundo o qual, “apesar de estarem constantemente online, a grande maioria dos adolescentes não é capaz de avaliar correctamente a credibilidade das notícias e informação online (e os adultos não ficam muito melhor, segundo a investigação)”.

Nos próximos dois anos esta instituição de ensino vai desenvolver uma nova disciplina para utilização nas escolas, a fim de “ensinar uma melhor literacia da informação e melhorar aquilo a que chama ‘raciocínio cívico online’.” 

“O Instituto vai lançar um projecto de fact-checking no qual os adolescentes vão trabalhar com jornalistas profissionais para [aprenderem] a distinguir entre facto e ficção na Internet. (...) O trabalho dos fact-checkers adolescentes na denúncia da desinformação será apresentado em muitas plataformas online e de redes sociais, e será intensamente visual, incluindo uso extensivo de grafismo e outros meios criativos para alcançar os jovens onde quer que estejam a consumir notícias.” (...) 

 

Mais informação na notícia do Poynter Institute