Google e Facebook aliam-se como “mecenas” da imprensa
Durante vários anos, a Google e o Facebook foram encarados como inimigos dos “media”. Estas empresas tecnológicas divulgavam excertos de informação, publicados pelas versões “online” dos jornais, captavam audiências e não partilhavam os lucros com os respectivos autores.
Este quadro está, contudo, a mudar.
Por um lado, os Governos começaram a impor aos gigantes tecnológicos que pagassem aos jornais pelos conteúdos partilhados.
Por outro, tanto o Facebook como a Google estão a transformar-se em verdadeiros “mecenas” dos “media”, em tempo de Covid-19.
Nos próximos meses, a Google e o Facebook tencionam, em conjunto, gastar 250 milhões de dólares em fundos de apoio às notícias locais. A Google espera ajudar 4 mil redacções, e o Facebook outras 200.Além disso, o Facebook estabeleceu parcerias com empresas de “fact-checking”, aliando-se ao combate das “fake news”.
Maio 20
A rede social anunciou que vai avisar os utilizadores que “gostaram, reagiram ou comentaram” notícias falsas, relacionadas com o novo coronavírus, e que foram, entretanto, retiradas da plataforma.
Mark Zuckerberg, que, além do Facebook, detém, igualmente, o Instagram e o WhatsApp, afirmou num “post” na rede social que assumiu como uma das suas prioridades “garantir que [os utilizadores] vejam informações precisas e autorizadas” em todas as plataformas que dirige.
A Google, por sua vez, tem desenvolvido “workshops” de apoio aos jornalistas, através do projecto Google News Initiative.
Da mesma forma, os “publishers” que recorrem ao servidor de anúncios Ad Manager da Google ficaram isentos do pagamento de taxas nos próximos cinco meses.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Existem terabytes de dados pirateados sobre empresas e instituições governamentais disponíveis para jornalistas, que grupos sem fins lucrativos de confiança já obtiveram e seleccionaram para...
No jornalismo, as más notícias vendem e num artigo publicado no Niemanlab, Michael J. Socolow explora a ligação entre as notícias negativas e lucratividade na indústria jornalística,...
A Sports Illustrated eliminou artigos da Internet depois de um relatório ter afirmado que eram gerados por inteligência artificial e publicados com nomes de autor falsos. A editora de tecnologia...
A Rússia vai manter o jornalista americano Evan Gershkovich sob custódia por mais dois meses enquanto aguarda julgamento por espionagem, decidiu um tribunal de Moscovo, aumentando as preocupações...
O jornalista belga Wilson Fache foi galardoado com o 85.º Prémio Albert Londres. Esta é a primeira vez que um belga vence na categoria de imprensa escrita, nos 90 anos de história do prémio....
À medida que a guerra Israel-Hamas se desenrola, os jornalistas devem estar preparados para relatar de forma ética e exacta os seus desenvolvimentos e é por isso que Emma Manring compilou, num...