Gloria Steinem galardoada com Prémio Princesa das Astúrias
A jornalista e escritora norte-americana Gloria Steinem foi distinguida com o Prémio Princesa das Astúrias para a Comunicação e Humanidades 2021.
De acordo com o júri, Steinem é uma referência do movimento dos direitos da mulher cujo activismo, “marcado pela independência e rigor”, ajudou a uma das grandes revoluções da sociedade contemporânea.
Gloria Steinem nasceu em 1934 em Toledo, no estado do Ohio (Estados Unidos da América), e é uma figura destacada do movimento feminista americano desde o final dos anos 1960. A jornalista e escritora ganhou notoriedade com a publicação do artigo “After Black Power, Women’s Liberation” na revista “New York” em 1969.
Desde então, Steinem tem vindo a escrever sobre questões laborais e direitos das minorias, cobrindo, igualmente, manifestações de causas sociais.
Como activista, Steinem é, agora, considerada uma das figuras mais importantes e icónicas dos movimentos de defesa dos direitos da mulher nos EUA.
Steinem recebeu o segundo dos oito Prémios Princesa das Astúrias a serem entregues este ano, depois de, na semana passada, ter sido atribuído o galardão para as artes à artista sérvia Marina Abramovic.
Maio 21
Cada prémio consiste numa escultura do pintor e escultor espanhol Joan Miró — símbolo que representa o galardão -, 50 mil euros, um diploma e uma insígnia, que até 2019 foi entregue numa cerimónia solene presidida pelo rei de Espanha, Felipe VI.
O prémio para a Comunicação e Humanidades já foi atribuído, em anos anteriores, a entidades e personalidades tão diversas como a Feira Internacional do Livro de Guadalajara e o Festival Hay de Literatura e Artes (2020), o Museu do Prado (2019), Google (2008), Revistas “Science” e “Nature” (2007), National Geographic Society (2006), Umberto Eco (2000), Václav Havel e CNN (1997) e o jornal “El País” (1983), entre outros.
O galardão para a Comunicação e Humanidades distingue “o trabalho de criação e aperfeiçoamento das ciências e disciplinas consideradas como actividades humanistas e aquelas relacionadas com os meios de comunicação em todas as suas expressões.”.
Em termos mais gerais, os Prémios Princesa das Astúrias distinguem o “trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário” realizado por pessoas ou instituições a nível internacional.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
A coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker recebe, hoje, em cerimónia na Fundação Calouste Gulbekian, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a...
A RTP vai emitir uma série de dez telefilmes, todos realizados por mulheres, e produzidos pela Ukbar Filmes.
As filmagens dos projectos irão decorrer entre Abril e Agosto na...
A pandemia tem vindo a alterar o quotidiano dos portugueses e os fotojornalistas têm-se dedicado a imortalizar a nova realidade, através das câmaras.
Agora, o trabalho de 130...
O Museu de Lisboa vai reunir, a partir de 23 de Julho, os olhares de quatro fotojornalistas, que captaram imagens da capital portuguesa durante a quarentena.
A exposição “Lisboa...