Fundador do Wikipédia lança rede social focada em notícias
Jimmy Wales, o fundador da Wikipedia, lançou uma nova rede social chamada WT:Social, focada em notícias, isenta de anúncios ou abuso de dados.
A rede destina-se a concorrer com o Facebook e o Twitter.
O site apresenta um modelo colaborativo, sem anúncios publicitários e financiado por doadores individuais, para garantir que a privacidade dos utilizadores seja protegida.
Segundo o seu fundador, esta rede tem como objectivo ajudar a combater as notícias falsas e criar um modelo que a evolução do WikiTribune seja uma plataforma, onde os jornalistas profissionais criam artigos e voluntários trabalham em colaboração na respectiva revisão e confirmação de factos.
A WT:Social também irá exibir notícias recentes em primeiro lugar. Ao contrário do Facebook ou do Twitter, que mostram primeiro as publicações com mais comentários e likes.
A plataforma já tem mais de mil utilizadores, desde o seu lançamento no mês passado, disse Wales ao The Financial Times.
“O modelo de negócio das empresas de redes sociais, de puros anúncios, é problemático. O que acontece é que o grande vencedor é o conteúdo de baixa qualidade”, referiu.
Novembro 19
Na página da WT:Social a sua descrição fornece um contexto da rede: “à medida que as redes sociais cresceram, também amplificaram as vozes de maus actores em todo o mundo. As notícias falsas influenciaram eventos globais, e os algoritmos apenas de preocupam em manter as pessoas viciadas na plataforma sem substância.”
“A WikiTribune quer ser diferente”, informam. “Nós nunca venderemos os seus dados. A nossa plataforma sobrevive da generosidade de doadores individuais, para garantir que a privacidade é protegida e o espaço social é livre de anúncios”.
Embora seja improvável que o WT:Social vá realmente competir com o Facebook ou com o Twitter, o site junta-se a uma lista crescente de startups sociais, que estão a tentar evitar um modelo de negócios baseado em anúncios.
Esta é mais uma tentativa de desafio ao domínio do Facebook nas redes sociais.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Elon Musk, anunciou que o Twitter vai começar a permitir que os media cobrem aos leitores pela leitura de cada artigo individualmente, uma solução que já foi proposta várias vezes, mas cujo...
O ministro da Justiça do Brasil anunciou a suspensão da plataforma Telegram no país, na sequência de investigações relativas aos recentes ataques nas escolas brasileiras. A aplicação foi...
A Clubhouse criou uma nova ferramenta para que os criadores de conteúdos possam receber “gorjetas”, através da plataforma Stripe.
A rede social já assegurou que os...
As redes sociais tornaram-se plataformas indissociáveis da sociedade contemporânea e passaram a ser assinaladas, mundialmente, a 29 de Junho.
Como forma de ressalvar a importância...