Fundador do eBay financia jornalismo de investigação
Uma das primeiras organizações beneficiárias deste apoio será o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, conhecido pelo seu trabalho no famoso caso dos Panama Papers, a que são destinados 4,5 milhões de dólares. Esta instituição, que assenta sobre uma equipa de 13 pessoas, vai poder, deste modo, recrutar mais jornalistas e engenheiros informáticos.
Outros beneficiários serão a Liga Anti-Difamação, baseada em Washington, e conhecida pelo combate ao anti-semitismo, e a Alianza LatinoAmericana para la Tecnologia Cívica, vocacionada para a defesa da transparência, envolvimento cívico e responsabilização dos governos latino-americanos.
A contribuição de Omidyar aparece poucos dias depois de Facebook, Mozilla e a City University de Nova Iorque, com Jeff Jarvis como rosto, se terem reunido para atribuir um fundo de 14 milhões de dólares destinados à promoção da “alfabetização mediática”, visando, semelhantemente, a defesa do pensamento crítico que permita discernir entre verdadeiras e falsas notícias.
Mais informação em Media-tics e em Les Echos