França impõe sanções à Google e à Amazon por “política de cookies”
O governo francês anunciou multas de 100 milhões de euros (120,9 milhões de dólares) para a Google e de 35 milhões de euros (42,3 milhões de dólares) para a Amazon, pelas respectivas “políticas de cookies''. Em causa está a utilização dos dados dos utilizadores para fins publicitários.
Em comunicado, a CNIL (Comissão Nacional de Informática e Liberdade francesa) salientou que “tais ‘cookies’ não podem ser instalados sem o consentimento do utilizador”. A entidade censurou, ainda, a Google por armazenar informação, mesmo quando a personalização dos anúncios está desactivada.
De acordo com os cálculos da CNIL, as práticas da Google, que derivam, indirectamente, das receitas publicitárias das informações recolhidas por esses instrumentos, afectaram “quase 50 milhões de utilizadores” em França.
A CNIL pediu, ainda, às empresas que modificassem as janelas de informação ao cliente no prazo de três meses. Caso contrário, serão multadas em 100 mil euros por cada dia de atraso.
Dezembro 20
Recorde-se que, em Janeiro de 2019, a CNIL já tinha imposto uma multa de 50 milhões de euros à Google por falta de transparência, informação incorrecta e ausência de consentimento na publicidade personalizada.
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