Fotojornalista Violeta Santos Moura distinguida pela revista Time
A directora de Fotografia da Time, Kira Pollack, este ano membro do júri da World Press Photo, declarou-se “chocada” por verificar que o número de mulheres participantes neste prémio rondou os 15%.
“A Time abordou as mais aclamadas fotojornalistas, curadoras e directoras de fotografia na indústria e pediu-lhes que seleccionassem uma fotojornalista que encarassem como merecedora de reconhecimento. O resultado é uma colecção impressionante de trabalhos brilhantes de todo o mundo. Para mim, esta lista inclui fotojornalistas que nunca conheci e que fiquei encantada por descobrir”, acrescentou.
Segundo o DN - Media, que aqui citamos, Violeta Santos Moura, freelancer que já cobriu o conflito israelo-palestiniano, é descrita como tendo um “ponto de vista único” que “ajuda a elaborar uma variedade de assuntos que levam o observador ao clímax visual das suas imagens”.
“A fotógrafa israelita Tali Mayer, que assina o texto que explica a escolha da portuguesa nascida em Vila Real, refere ainda que o seu trabalho ‘capta os ventos silenciosos da mudança na sociedade israelita’.”
Na sua própria apresentação, Violeta Santos Moura descreve vários meios onde já publicou o seu trabalho - a Al Jazeera English, do Qatar, a Foreign Affairs e The Week, dos EUA, The International Business Times, do Reino Unido, a AJ+, o jornal Haaretz, de Israel, o jornal WOZ Die Wochenzeitung, da Suíça, a Radio France Internationale, La Vanguardia e ABC, de Espanha, e a agência LUSA e o Público, em Portugal.
Mais informação no Público e a apresentação pessoal da fotojornalista