A “Primavera” parece estar a chegar ao sector dos “media”, agora que as empresas de comunicação estão a recuperar dos efeitos da pandemia, notou Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” “Media-tics”.
Ormaetxea destaca, neste sentido, o lançamento de três novos jornais digitais em Espanha, bem como o aparecimento de modelos de negócio inovadores, um pouco por todo o mundo.
Além disso, recordou o autor, as revistas impressas, que registaram uma quebra acentuada na circulação durante a pandemia, parecem estar a recuperar, apostando em novas formas de distribuição.
A revista “Loewe”, por exemplo, passou a ser distribuída nas lojas da marca homónima, sendo oferecidas a qualquer cliente.
Da mesma forma, a loja de vinhos espanhola Vila Viniteca oferece um exemplar da sua publicação “Más Raro Que”, a todos aqueles que comprarem um ou mais produtos.
Além disso, os “jornalistas estrela” estão a tornar-se cada vez mais relevantes, existindo já uma publicação “online”, a “Puck”, dedicada a reunir as suas reportagens e informações exclusivas.
As boas notícias verificam-se, igualmente, nas grandes empresas jornalísticas, com o “New York Times” a registar cinco milhões de leitores diários no seu formato de “newsletter” e o “Washington Post” a contratar 41 profissionais para cargos de edição.
Setembro 21
Tudo isto tem sido impulsionado pela digitalização do jornalismo, pela introdução de tecnologias de Inteligência Artificial e, ainda, pela popularização do trabalho remoto.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Num artigo publicado no Pressgazette, Charlotte Tobitt aborda a mudança da Meta (proprietária do Facebook) em relação às notícias e a possibilidade de os editores lucrarem através de...
Uma caraterística menos conhecida da aplicação Google News é a capacidade de mostrar cópias digitais de revistas, mas a empresa vai retirar esta opção em dezembro. A informação foi...
A guerra entre Israel e Gaza tem afectado gravemente os jornalistas desde o dia 7 de outubro. A Comissão de Protecção de Jornalistas (CPJ) está a investigar todos os relatos sobre profissionais...
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) expressa grande preocupação com a segurança dos jornalistas durante o conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza. A FIJ mantém...
A guerra entre Israel e o Hamas tem verificado condições perfeitas para a proliferação de desinformação online, com as redes sociais repletas de vídeos e imagens fora de contexto, que os...
A reportagem sobre violência armada afecta todos os jornalistas e há muitas pressões específicas sobre os profissionais que cobrem tiroteios em massa e a violência quotidiana que envolve arma,...