A “Primavera” parece estar a chegar ao sector dos “media”, agora que as empresas de comunicação estão a recuperar dos efeitos da pandemia, notou Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” “Media-tics”.
Ormaetxea destaca, neste sentido, o lançamento de três novos jornais digitais em Espanha, bem como o aparecimento de modelos de negócio inovadores, um pouco por todo o mundo.
Além disso, recordou o autor, as revistas impressas, que registaram uma quebra acentuada na circulação durante a pandemia, parecem estar a recuperar, apostando em novas formas de distribuição.
A revista “Loewe”, por exemplo, passou a ser distribuída nas lojas da marca homónima, sendo oferecidas a qualquer cliente.
Da mesma forma, a loja de vinhos espanhola Vila Viniteca oferece um exemplar da sua publicação “Más Raro Que”, a todos aqueles que comprarem um ou mais produtos.
Além disso, os “jornalistas estrela” estão a tornar-se cada vez mais relevantes, existindo já uma publicação “online”, a “Puck”, dedicada a reunir as suas reportagens e informações exclusivas.
As boas notícias verificam-se, igualmente, nas grandes empresas jornalísticas, com o “New York Times” a registar cinco milhões de leitores diários no seu formato de “newsletter” e o “Washington Post” a contratar 41 profissionais para cargos de edição.
Setembro 21
Tudo isto tem sido impulsionado pela digitalização do jornalismo, pela introdução de tecnologias de Inteligência Artificial e, ainda, pela popularização do trabalho remoto.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Numa conversa com o Nieman Reports, Lina Chawaf, fundadora e directora da Radio Rozana, uma estação de rádio independente da Síria, partilhou as suas esperanças e preocupações para o futuro...
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou um relatório com o resumo dos dados mais relevantes relativos aos ataques aos jornalistas em 2024 em todo o mundo, incluindo profissionais...
No final de Novembro, o Governo de Israel aprovou uma medida no sentido de interromper as ligações com o jornal Haaretz, bem como o pagamento de publicidade institucional e de assinaturas naquela...
Algumas organizações de imprensa europeias apontaram o dedo à Google por excluir temporariamente, dos seus motores de pesquisa, os conteúdos noticiosos de alguns media da União Europeia, noticia...
Foi recentemente aprovado, em Espanha, um decreto-lei que introduz algumas mudanças à composição do conselho de administração da RTVE, serviço público de televisão e rádio do país. Entre...
Jornalistas da Al Jazeera que se encontram a cobrir o conflito em Gaza manifestaram-se contra o atraso no pagamento de despesas de trabalho por parte da estação de televisão, noticia o site...