A “Primavera” parece estar a chegar ao sector dos “media”, agora que as empresas de comunicação estão a recuperar dos efeitos da pandemia, notou Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” “Media-tics”.
Ormaetxea destaca, neste sentido, o lançamento de três novos jornais digitais em Espanha, bem como o aparecimento de modelos de negócio inovadores, um pouco por todo o mundo.
Além disso, recordou o autor, as revistas impressas, que registaram uma quebra acentuada na circulação durante a pandemia, parecem estar a recuperar, apostando em novas formas de distribuição.
A revista “Loewe”, por exemplo, passou a ser distribuída nas lojas da marca homónima, sendo oferecidas a qualquer cliente.
Da mesma forma, a loja de vinhos espanhola Vila Viniteca oferece um exemplar da sua publicação “Más Raro Que”, a todos aqueles que comprarem um ou mais produtos.
Além disso, os “jornalistas estrela” estão a tornar-se cada vez mais relevantes, existindo já uma publicação “online”, a “Puck”, dedicada a reunir as suas reportagens e informações exclusivas.
As boas notícias verificam-se, igualmente, nas grandes empresas jornalísticas, com o “New York Times” a registar cinco milhões de leitores diários no seu formato de “newsletter” e o “Washington Post” a contratar 41 profissionais para cargos de edição.
Setembro 21
Tudo isto tem sido impulsionado pela digitalização do jornalismo, pela introdução de tecnologias de Inteligência Artificial e, ainda, pela popularização do trabalho remoto.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
A agência noticiosa Associated Press publicou um conjunto de explicadores sobre o processo eleitoral dos Estados Unidos. “A realidade da política norte-americana há muito que torna a eleição...
Depois do ataque do Hamas a Israel no dia 7 de Outubro de 2023 e do início da resposta israelita com o bombardeamento de Gaza, a pressão sobre os jornalistas e as organizações de media na região...
Um tribunal de Hong Kong condenou, no passado dia 26 de Setembro, dois jornalistas do jornal local Stand News por alegada conspiração ao publicarem supostamente materiais de apelo à...
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que a Cimeira do Futuro (Summit of the Future), promovida pelas Nações Unidas (ONU), foi uma oportunidade perdida para expressar um maior...
Entre Janeiro e Junho de 2024, o grupo Media Freedom Rapid Response (MFRR) registou 756 casos de violação da liberdade de imprensa na Europa, anunciou o próprio consórcio. Num mapa interactivo...
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e outras 59 organizações apelaram, no dia 26 de Agosto, à União Europeia (UE) para que suspenda o Acordo de Associação com Israel na sequência dos ataques...