A Federação das Associações de Jornalistas da Espanha (FAPE) aliou-se a um grupo de 100 professores espanhóis, para apelar à introdução da literacia mediática nos currículos escolares.
Segundo notou aquela associação, o objectivo deste apelo -- que foi enviado à Comissão Europeia -- é reforçar as medidas de combate à desinformação, que têm vindo a ser ignoradas pelo ministério da Educação espanhol.
“A pandemia mostrou que a desinformação não respeita nada. Os nossos líderes têm que entender que a educação para os ‘media’ pode ajudar, de forma efectiva, a enfrentar o grave problema das notícias falsas ”, afirmou o presidente da FAPE, Nemesio Rodríguez .
A FAPE recorda, neste sentido, que, de acordo com o relatório “ Leitores do século 21: desenvolvimento de aptidões de alfabetização num mundo digital “, a maioria dos alunos espanhóis (54%) disse nunca ter recebido educação formal sobre as “fake news”.
Perante estas lacunas, a FAPE reafirma que a implantação de um curso de alfabetização mediática ajudaria os jovens a distinguir as notícias falsas, obter um sentido crítico perante os “media”, e a reconhecer a importância de fontes de informação fiáveis.
Maio 21
Entretanto, a Ministra da Educação e Formação Profissional, Isabel Celaá , disse considerar "muito interessante" a proposta de criação de uma disciplina de literacia mediática. Contudo, Celaá destacou que são muitos os candidatos a incorporar disciplinas específicas no currículo e "como bem sabemos", nem tudo se encaixa.
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