O Facebook lançou o “Get Digital”, um programa gratuito de literacia digital para jovens, pais e educadores portugueses. O objectivo é ajudar os mais novos “a navegarem de forma segura”, num mundo “online” “progressivamente mais complexo”, e a influenciarem “a comunidade de forma positiva”.
Os recursos deste programa assentam em cinco pilares: Alicerces digitais; Bem-estar digital; Interação digital; Emancipação digital; e Oportunidades digitais.
“Os cinco pilares estão distribuídos num módulo de três partes distintas: educadores, pais e jovens”, adiantou o Facebook, referindo que “esta abordagem holística permite que a mensagem da segurança ‘online’ esteja presente tanto em casa, como na sala de aula”.
Enquanto os educadores têm acesso a 37 lições para apresentar, a alunos dos 11 aos 18 anos, os pais podem aceder a cinco vídeos educativos. Por outro lado, os próprios jovens têm à sua disposição uma série de exemplos de impacto positivo na comunidade “online”, assim como exercícios e actividades.
Novembro 20
O programa “Get Digital” foi desenvolvido em cooperação com organizações como o Harvard Berkman Klein Center for Youth and Media, Yale Center for Emotional Intelligence, o Greater Good Science Center, Teaching Tolerance, International Society for Technology in Education (ISTE) e a National PTA.
Recorde-se que, há cerca de um ano, o Facebook lançou -- em parceria com a Direcção-Geral da Educação, o Seguranet, Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro Internet Segura -- o programa “GeraZão”, focado nas questões de segurança e privacidade.
Segundo indicou a plataforma, a iniciativa já foi visitada por mais de 30 mil portugueses, com 25 mil utilizadores a completarem os desafios interactivos.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
“A acelerada multiplicação dos chamados influenciadores digitais reduz cada vez mais o espaço ocupado pelo jornalismo junto do público consumidor de notícias, principalmente entre os jovens...
Para ajudar a identificar estratégias de manipulação de informação, desinformação e notícias falsas, o site do Parlamento Europeu partilhou seis técnicas utilizadas na propagação de...
Num texto publicado na Columbia Journalism Review, Sacha Biazzo, jornalista e videógrafo, dá a conhecer as “réplicas” causadas pelo aumento do preço de papel de jornal canadiano, depois de...
A Impresa, proprietária da SIC e do jornal Expresso, fechou o último ano com um resultado líquido negativo de 66,2 milhões de euros, avançou o jornal Meios & Publicidade. Esta situação...
Os resultados da Media Capital, empresa detentora da TVI e CNN Portugal, traduziram-se em lucros de 9,3 milhões de euros em 2024, num aumento de 9 milhões de euros face a 2023. Os rendimentos...
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...