O sector mediático está a atravessar uma situação paradoxal. Se por um lado as subscrições dos jornais digitais estão em “alta”, por outro, as receitas de publicidade, que sustentam a maioria dos jornais “tradicionais”, estão a cair drasticamente.
O actual panorama económico tem forçado muitas publicações a fechar portas. Algumas cidades estão a ficar sem cobertura local, essencial para manter as camadas mais idosas informadas, e muitos jornalistas estão, mesmo, a perder os seus empregos.
Perante esta complexa situação, o Facebook mostrou-se solidário com jornalistas americanos e doou 100 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros) à indústria mediática.
Março 20
Do valor total, 25 milhões serão canalizados para um “fundo de emergência para os jornais locais”, no Canadá e nos EUA. Os restantes 75 milhões serão alocados para empresas de “marketing”, numa tentativa de minimizar os impactos da crise do sector publicitário.
Embora o financiamento se destine aos “media” americanos e canadianos, a empresa de Mark Zuckerberg admitiu a possibilidade de vir a apoiar a imprensa internacional.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...