O sector mediático está a atravessar uma situação paradoxal. Se por um lado as subscrições dos jornais digitais estão em “alta”, por outro, as receitas de publicidade, que sustentam a maioria dos jornais “tradicionais”, estão a cair drasticamente.
O actual panorama económico tem forçado muitas publicações a fechar portas. Algumas cidades estão a ficar sem cobertura local, essencial para manter as camadas mais idosas informadas, e muitos jornalistas estão, mesmo, a perder os seus empregos.
Perante esta complexa situação, o Facebook mostrou-se solidário com jornalistas americanos e doou 100 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros) à indústria mediática.
Março 20
Do valor total, 25 milhões serão canalizados para um “fundo de emergência para os jornais locais”, no Canadá e nos EUA. Os restantes 75 milhões serão alocados para empresas de “marketing”, numa tentativa de minimizar os impactos da crise do sector publicitário.
Embora o financiamento se destine aos “media” americanos e canadianos, a empresa de Mark Zuckerberg admitiu a possibilidade de vir a apoiar a imprensa internacional.
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