Com esta medida, o Facebook procura “potenciar uma comunidade de criadores de conteúdos que venham a gerar receitas para ambas as partes”. Segundo Media-tics, que aqui citamos, a plataforma vinha estudando formas de contornar o problema da “desaceleração no crescimento do investimento publicitário” e lança agora o Watch precisamente “para atrair mais publicidade”. 

Mark Zuckerberg apresenta o novo canal como espaço para “uma ampla gama de espectáculos, desde o reality-show à comédia, ou aos desportos em directo”. Os conteúdos serão realizados tanto por profissionais como pela própria comunidade da rede social. 

Ainda segundo Media-tics, “os utentes terão a oportunidade de descobrir programas baseados no que estão a ver os seus amigos, e agregar os favoritos a uma lista; também poderão ler as reacções de outras pessoas e colocar comentários, estabelecendo-se uma conversa entre amigos”. 

“Criar uma comunidade de utentes que passem mais tempo na plataforma é um dos principais objectivos dos dirigentes do Facebook.” (...) 

 

Mais informação em Media-tics, Le Monde e no Observador