Expresso e Público distinguidos pelo “European Newspaper Award”
O concurso “European Newspaper Award” é organizado, na Alemanha, pelo designer de jornais Norbert Kupper, em colaboração com três revistas especializadas nos media - todas de língua alemã - uma de Frankfurt, outra de Salzburg, outra de Oberuzwil (Suíça). A cerimónia de entrega dos prémios agora atribuídos vai ser em Maio, em Viena. Concorreram este ano 196 publicações, de 26 países diferentes.
A primeira vez que o Expresso recebeu este prémio foi em 2007, apenas meio ano passado sobre a introdução do novo formato e grafismo no semanário.
Os quatro jornais premiados, este ano, pelo seu “design e conceito exemplares” foram, na categoria de jornal local, o Kvinnheringen, de Husnes, na Noruega, na de jornal regional o Ara, de Barcelona, na de jornal nacional o De Morgen, de Bruxelas, e na de semanário o Expresso.
O Público recebeu uma menção especial do júri (que já tivera há dois anos, tendo ainda sido, em 2014, o “Jornal Europeu do Ano”) porque “também este ano os projectos online deste jornal são tão extraordinários e variados que o júri volta a escolher este prémio”.
Um outro “reconhecimento especial do júri” foi atribuído ao semanário independente sírio Souriatna (“A Nossa Síria”), que teve de sair de Damasco em Maio do ano passado, devido à guerra, e continua a ser publicado, todos os domingos, a partir da cidade fronteiriça turca de Gaziantep, com jornalistas trabalhando na Síria, no Líbano e na Turquia.
A descrição dos vencedores no site do “European Newspaper Award”: