EUA e China dominam o “top ten” da publicidade digital
Segundo o texto que citamos, a Alibaba já ultrapassa a Amazon, que fica, com os seus 14 mil milhões de dólares, em quarto lugar.
E a curta distância vêm mais duas grandes empresas da China, a Baidu (alternativa chinesa à Google), com 12 mil milhões, e a Tencent, que está a ganhar protagonismo e já vai nos 11 mil milhões.
As quatro empresas que fecham este “pelotão” são três americanas e uma chinesa: a Microsoft, com 6.440 milhões de dólares, a Verizon com 4.840 milhões e o Twitter com 2.970 milhões de facturação.
Vem na cauda a Sina, uma tecnológica que conta, entre os seus serviços e produtos, com a Weibo (o Twitter local), e recolhe 2.380 milhões de dólares.
“Estes gigantes digitais competem entre si por um mercado multi-milionário e, dominando deste modo, acabaram por afogar os media, muito dependentes da receita publicitária e incapazes de se rentabilizarem pelo pagamento dos seus conteúdos. As dez empresas que são aqui referidas ficam com 40% do investimento publicitário total, somando a digital e a tradicional.”
O artigo aqui citado, em Media-tics