Estudo revela portugueses interessados na informação
A imprensa pode estar a atravessar um período menos favorável, mas um estudo da Marktest revela que os portugueses continuam a interessar-se pela informação. De facto, observa-se que 8 em cada 10 leitores consomem jornais, verificando-se, ainda que 53% dos leitores recorrem tanto a suporte em papel como a suporte digital.
O “Correio da Manhã”, líder em audiências, é o título nacional com maior cobertura conjunta, seguido do “Jornal de Notícias” e do “Público”, sendo que o JN apresenta, também, a maior quota de leitura simultânea em ambas as plataformas, com 35% dos leitores a consumirem informação em ambos os suportes.
Segundo a Marktest, a “cobertura crossmedia mantém-se estável, relativamente ao período homólogo do ano anterior, mas agora com um reforço na contribuição do digital, comparativamente ao papel”, já que “a cobertura máxima digital cresceu seis pontos percentuais durante o último ano”.
Janeiro 20
O “Expresso” registou o maior crescimento, ao obter um aumento de cobertura máxima crossmedia de 6,3 pontos percentuais, relativamente ao período homólogo do ano anterior, acrescenta, ainda, o estudo.
A última vaga da Marktest evidencia que o “Jornal de Negócios” é o título com maior peso percentual de leitores exclusivamente digitais (64%), seguindo-se a “Vip” e o “Diário de Notícias” (54%).
Relativamente ao papel, os títulos com mais audiência são o “Destak” (98%), a “TV 7 Dias” (74%) e a “Women’s Health” (72%).
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
Cada nova geração levanta desafios àqueles que têm de tomar decisões nos jornais, “e a Geração Z não é certamente excepção”, diz um artigo do Better News, um projecto do American Press...
O acesso aos conteúdos de podcast do New York Times (NYT) através do Spotify ou do Apple Podcasts passará a estar condicionado ao pagamento de uma assinatura, noticia o Axios. A alteração, que...
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, apresentou, no passado dia 8 de Outubro, o Plano de Acção para a Comunicação Social, numa sessão integrada na conferência “O Futuro dos...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....