Eleições americanas como desafio à cobertura mediática
A cobertura mediática das eleições norte-americanos focou-se, durante os meses de Setembro e Outubro, em reportagem sobre desinformação, censura e utilização das redes sociais revelou um estudo do “site” “Axios”.
Isto verificou-se, principalmente, em canais noticiosos, cujos jornalistas passaram a empregar expressões como “fake news” ou “misinformation” (informação enganadora, em português).
Estes tópicos vieram “ultrapassar” os termos que, por norma, são utilizados em período pré-eleitoral, como “imigração”, “segurança social” e “alterações climáticas”.
De acordo com a análise do “Axios”, esta tendência foi impulsionada pelo candidato republicano, Donald Trump, que tende a questionar o trabalho dos “media”. Aliás, o termo mais empregado por Trump, durante o último ano, foi “fake news”.
A “Axios” recordou , ainda, que os temas relacionados com a liberdade de imprensa e confiabilidade raramente são abordados pelos “media”.
Novembro 20
Esta nova tendência serviu, assim, como mecanismo de defesa para os jornalistas. Ou seja, ao abordarem artigos de desinformação, os “media” conseguem distinguir-se enquanto fontes fidedignas, que combatem as “fake news”, afastando-se das acusações de Donald Trump.
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