O jornal “El País” alcançou o patamar dos 100 mil subscritores digitais, dez meses após ter implementado uma “paywall”.
De acordo com o jornal, o rápido crescimento do número de assinantes deveu-se, sobretudo, à situação pandémica, com vários leitores a procurarem informar-se sobre a pandemia através dos artigos deste título.
“Este é apenas o início de um grande projecto a longo prazo, que pretende acompanhar o processo imparável de digitalização”, afirmou Alejandro Martínez, CEO do “El País”. “A pandemia acelerou este processo e nós vamos continuar a acompanhar a sociedade e os nossos leitores. Estes são os nossos guias fundamentais”.
Além disso, Martínez considera que os resultados alcançados demonstram que o título está “no caminho certo para um jornal diário de cariz internacional”.
O jornal destaca, igualmente, que, durante os primeiros meses de pandemia, cerca de 180 milhões de cidadãos consultaram as notícias do “El País”; resultando em mais de mil milhões de “pageviews”.
Recorde-se que, em Maio de 2020, os leitores do “El País” passaram a ter acesso a apenas dez artigos gratuitos por mês. A consulta de outras peças noticiosas ficou a depender da assinatura de um pacote de subscrição.
Dos mais de 100 mil subscritores, cerca de um quarto vive fora de Espanha.
Março 21
Ao longo deste período, o jornal reforçou, igualmente, a cobertura internacional, dedicando uma edição exclusiva para o México, com editorias de ambiente, educação e, ainda, algumas “newsletters”.
O editor-executivo do “El País”, Javier Moreno, considera que, perante esta evolução, o jornal sairá da pandemia com “uma melhor proposta editorial e um modelo de negócio promissor”.
“Nós temos uma visão para este jornal. E, fundamentalmente, temos uma visão para uma sociedade partilhada com milhões de pessoas em Espanha e na América”.
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