O jornal “El País” alcançou o patamar dos 100 mil subscritores digitais, dez meses após ter implementado uma “paywall”.
De acordo com o jornal, o rápido crescimento do número de assinantes deveu-se, sobretudo, à situação pandémica, com vários leitores a procurarem informar-se sobre a pandemia através dos artigos deste título.
“Este é apenas o início de um grande projecto a longo prazo, que pretende acompanhar o processo imparável de digitalização”, afirmou Alejandro Martínez, CEO do “El País”. “A pandemia acelerou este processo e nós vamos continuar a acompanhar a sociedade e os nossos leitores. Estes são os nossos guias fundamentais”.
Além disso, Martínez considera que os resultados alcançados demonstram que o título está “no caminho certo para um jornal diário de cariz internacional”.
O jornal destaca, igualmente, que, durante os primeiros meses de pandemia, cerca de 180 milhões de cidadãos consultaram as notícias do “El País”; resultando em mais de mil milhões de “pageviews”.
Recorde-se que, em Maio de 2020, os leitores do “El País” passaram a ter acesso a apenas dez artigos gratuitos por mês. A consulta de outras peças noticiosas ficou a depender da assinatura de um pacote de subscrição.
Dos mais de 100 mil subscritores, cerca de um quarto vive fora de Espanha.
Março 21
Ao longo deste período, o jornal reforçou, igualmente, a cobertura internacional, dedicando uma edição exclusiva para o México, com editorias de ambiente, educação e, ainda, algumas “newsletters”.
O editor-executivo do “El País”, Javier Moreno, considera que, perante esta evolução, o jornal sairá da pandemia com “uma melhor proposta editorial e um modelo de negócio promissor”.
“Nós temos uma visão para este jornal. E, fundamentalmente, temos uma visão para uma sociedade partilhada com milhões de pessoas em Espanha e na América”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...