“El País” atinge recorde de assinantes na versão impressa e digital
O jornal El País, editado pela Prisa, já conta com mais de duzentos e cinquenta mil assinantes, apenas dois anos e meio após o lançamento do seu modelo de assinatura digital.
A editora do título admitiu que o número “confirma o sucesso do modelo de jornalismo de qualidade, que é defendido pelos media a nível internacional”. Adicionalmente, o jornal admitiu que este marca um momento importante na sua transformação, uma vez que se dá numa altura decisiva para o futuro do jornalismo em que “os assinantes se consolidam como o bastião para construir o futuro da imprensa internacional”.
O El País ultrapassou, assim, as 214 mil assinaturas digitais, às quais acrescem 33 mil assinaturas da edição impressa e 7 mil dessa versão em PDF.
O grupo confessou, também, que a cobertura intensa da invasão russa da Ucrânia e a recente mudança de modelo de pagamento aceleraram o número de assinaturas mensal.
Carlos Núñez, presidente executivo da Prisa Media e presidente e CEO do El País, sublinhou que o crescimento é acima da média não só de Espanha, mas de alguns jornais internacionais, tendo em conta a rapidez no aumento de subscrições. Baseado nisto, assegura que o título pretende ultrapassar, pelo menos, os quatrocentos e cinquenta mil assinantes, em 2025.
Novembro 22
O presidente acrescentou, também, que isto vai depender de três “chaves”: da qualidade do produto editorial, do processo de gerenciamento de assinantes e da boa experiência do utilizador, sem saturação de publicidade.
A directora do jornal El País descreveu o momento como prova de que é possível alcançar o número de assinantes propostos para 2025 e adicionou que, com a actual polarização e o crescimento das fake news, é necessário que o jornal continue a trabalhar de forma exigente e a incentivar o aumento do número de subscrições.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...