… e The Guardian abandona “Instant Articles” e “Apple News”
Um porta-voz da empresa britânica confirmou a informação difundida pela rede Digiday, reconhecendo que, depois da experiência em ambas as plataformas, tomaram a decisão de deixar de publicar nas redes digitais.
A razão porque as empresas já não confiam no serviço de Facebook, deve-se ao facto de não receberem receitas publicitárias suficientes para manter o seu negócio e de, ao redireccionar o trágego digital dos seus sites, perderem o controlo dos dados dos seus leitores.
O The Guardian pretende levar os leitores a criar uma relação de confiança com o jornal e aumentar o número de assinantes,para realizar jornalismo de qualidade, que defende.
Em 2016, o jornal chegou a alcançar os 200 mil assinantes, e superou os 100 mil donativos. O objectivo agora é chegar a um milhão de subscritores em 2019.
Apesar do ter abandonado a Apple News e o Instant Articles, o The Guardian continuará a usar as páginas móveis aceleradas da Google para publicar artigos. O diário assegura que 60% do tráfego móvel lhe chegou através desse serviço.