… E os ingleses têm vindo a distanciar-se das notícias sobre o Covid-19
Com o aparecimento do coronavírus, registou-se um aumento significativo no consumo de informação, no Reino Unido. Os cidadãos mostravam-se preocupados com o desenvolvimento do vírus, e tentavam acompanhar as suas mutações através de fontes que consideravam ser fidedignas.
Esta vaga manteve-se inalterada durante algumas semanas, mas, os ingleses começaram, progressivamente, a evitar o consumo noticioso, revelou um estudo do Reuters Institute.
De acordo com o relatório, a partir de Abril, 22% da população britânica disse ter começado a evitar, activamente, o contacto directo com a informação.
Desses, 86% disseram fazê-lo por estarem “cansados” de actualizações sobre a Covid-19 e para salvaguardar a sua saúde mental.
Maio 20
Apenas 5% dos cidadãos que evitam notícias dizem que o fazem por não estarem interessados.
Outra das razões apontadas para a “fuga” às notícias foi a repetitividade, especulação e redundância do conteúdo informativo.
No âmbito desta amostra há disparidade a nível de género, sendo que as mulheres manifestaram-se significativamente mais incomodadas com a quantidade de informação do que os homens.
Entretanto, outros inquiridos declararam evitar o conteúdo noticioso que dependa de uma escolha intencional. E consideram ser mais receptivos à informação recebida enquanto realizam outras actividades.
A base de leitores que subscrevem o New York Times (NYT) tem vindo a aumentar, tendo o diário superado, pela primeira vez, a marca dos 11 milhões de assinantes, anuncia o próprio jornal. Destes...
O Grupo espanhol Prisa Media, que detém o El País, entre outras marcas editoriais, viu crescer os seus lucros nos primeiros nove meses do ano, quando comparados com o período homólogo do ano...
A Dow Jones, empresa que detém o Wall Street Journal, e o New York Post (do Grupo News Corp), ambos propriedade do magnata Rupert Murdoch, avançaram com um processo contra a empresa de...
No passado dia 22 de Outubro, realizou-se, em Londres, a Trust Conference, o prestigiado encontro anual da Thomson Reuters Foundation. Estiveram presentes centenas pessoas, incluindo alguns nomes...
A empresa-mãe do Facebook chegou a um acordo plurianual com a agência Reuters para utilizar os seus conteúdos noticiosos nas respostas às perguntas dos utilizadores no seu chatbot, noticiou o...
A revista semanal francesa Le Point está a redefinir a sua estratégia e deixará de recorrer aos conteúdos da Agence France-Presse (AFP) para alimentar o site, anunciou Étienne Gernelle, director...
Pela primeira vez desde 1988, o jornal norte-americano Washington Post (WP) decidiu não manifestar o seu apoio a nenhum dos candidatos presidenciais, noticiou a rádio pública NPR no passado dia 25...
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) terá um número recorde de pessoas a trabalhar na noite das eleições presidenciais, a 5 de Novembro, noticia o Axios. Serão mais de...
A academia e os meios de comunicação social articulam pontualmente no contexto da produção editorial, no entanto é necessário juntarem-se na procura de soluções para a sustentabilidade...