…E o Reino Unido quer monitorizar empresas tecnológicas
O Reino Unido vai reforçar o controlo a empresas tecnológicas -- como o Facebook, a Google e a Amazon --com o objectivo de diminuir o número de práticas anti-concorrenciais. Esta iniciativa será assegurada pela New Digital Markets Unit (DMU), uma “task-force” especial da Competition and Markets Authority (CMA),
Em entrevista para o “Financial Times”, o director da CMA, Andrea Coscelli, revelou que a DMU irá funcionar com base em políticas de comércio justo, confiança e transparência, e terá a autoridade para impor multas de milhões de dólares.
Além disso, depois de o Brexit ser finalizado, a DMU irá funcionar de forma independente, ainda que em colaboração com Bruxelas.
Esta parceria poderá ser útil, por exemplo, para avaliar a relação comercial estabelecida entre as empresas tecnológicas e os “media”.
Contudo, a DMU só poderá avaliar as políticas de empresas com o estatuto de mercado estratégico (SMS, na sigla inglesa). Ou seja, as organizações com receitas superiores a um bilião de libras no mercado inglês, ou 26 biliões de libras no mercado global.
“Estamos a analisar todas as empresas, as queixas que recebemos, as estratégias de outras organizações, aquilo que podemos fazer em paralelo, bem como as falhas do trabalho a ser desenvolvido pela Comissão Europeia”, adiantou, ainda, Coscelli.
Fevereiro 21
O principal foco da actividade da DMU deverá passar, assim, pela utilização dos dados dos consumidores, com destaque para a publicidade personalizada.
Recorde-se que, nos últimos anos, a União Europeia tem reforçado o escrutínio às empresas do Silicon Valley, chegando a acusar a Google de utilizar práticas anti-concorrenciais para manter a liderança no âmbito dos motores de pesquisa e da publicidade.
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