Le Figaro e  Le Monde têm sido rivais, quer na venda de jornais, quer nas audiências no digital, quer na publicidade, já para não falar nas suas diferentes linhas de orientação editorial. Vê-los associados na “ frente” da publicidade diz muito sobre a lógica actual das alianças, que se impõem cada vez mais, perante o crescimento do Facebook  e do Google.

 

Marc Feuillée, Director Geral de Le Figaro afirma que “face a um mercado cada mais desfavorável aos editores de media, os nossos Grupos fizeram a mesma análise : devemos apostar nos nossos pontos fortes, valorizando a qualidade dos conteúdos e as nossas audiências e oferecendo aos anunciantes mais simplicidade, confiança e transparência".

Os dois Grupos querem distinguir-se pela fiabilidade, num mercado onde a desconfiança se instalou. “Connosco, os clientes saberão onde estão a investir”, promete M. Feuillée. "O Skyline assegura que a visibilidade das campanhas será controlada e garantida por um parceiro independente, a Integral Ad Science".


Ao contrário da Gravity – que pretende ser uma plataforma  o mais aberta possível  -  o Skyline terá como parceiros apenas os dois Grupos.

O lançamento de ambos projectos, que apostam em formas diferentes de aproximação à difícil realidade que vive a publicidade nos media, está anunciado em Setembro próximo.