No decurso da sessão inaugural, a ministra sublinhou que “conhecer a política de segurança e defesa, bem como as Forças Armadas, não se improvisa”, exigindo antes “muito esforço e dedicação”. 

O director do Ceseden, tenente-general Rafael Sánchez Ortega, e o general de brigada Luis Meléndez Pasquín, director do respectivo departamento de Diplomacia e Cultura, deram as boas-vindas aos 26 participantes nesta primeira edição das Jornadas, sublinhando a importância deste tipo de formação para a sociedade espanhola no seu todo. 

Também Victoria Prego cumprimentou os participantes pelo privilégio de acederem a “conhecimentos que a maior parte da sociedade não tem, nem mesmo a maior parte dos jornalistas”. 

Segundo a informação oficial do governo espanhol, estas Jornadas, que passam a realizar-se todos os anos, resultam do acordo assinado entre o Ministério da Defesa e a APM, no dia 3 de Abril deste ano. 

“O objectivo é proporcionar aos profissionais dos media uma visão geral das Forças Armadas e das operações em que tomam parte, além de conhecimentos sobre os fundamentos da política de Segurança e Defesa Nacional e as linhas gerais do planeamento da Defesa, entre outros.”

 

Mais informação no site da APM  e no do Palácio de La Moncloa