Após a controvérsia gerada durante a campanha eleitoral americana, o Facebook anunciou um conjunto de novas medidas para controlar noticias falsas, num primeiro momento restritas aos Estados Unidos.
A empresa tenciona pôr em prática um sistema de controlo de informações falsas, conforme refere a edição do Le Monde.
Para um dos vice-presidentes do Facebook, Adam Mosseri, o que se pretende é dar voz aos utilizadores, não querendo, contudo, assumir o papel de “árbitros da verdade”.
Se o site original parecer legítimo, o Facebook transmitirá então o link a uma série de organizações parceiras e especializadas em fact-checking.
Dezembro 16
Se a informação for errónea ou mentirosa, o Facebook exibirá um aviso aos internautas no sentido de se protegerem em relação a esse link.
O Facebook anunciou, igualmente, que irá ajustar o algoritmo da sua fileira de actualidade para reflectir o facto de os utilizadores terem tendência a partilhar menos um artigo, se, depois de lido, sentirem que foram enganados pelo seu título.
Recorde-se que o Facebook anunciou há cerca de um mês novas regras mais severas, envolvendo a publicidade, e tendo em conta a difusão de falsas informações.
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