… e celebra “online” a milésima edição
É de Norma Couri, que viveu a fundação do projecto, a evocação do papel determinante de Alberto Dines:
“Foi incansável a dedicação de Dines na excelência dos textos, no cuidado na apuração, na busca de novos parceiros e retoques elegantes a cada edição. Eram horas em cima do computador no mesmo escritório da Vila Madalena onde algumas vezes ele viu a luz do dia entrar sem ter dormido nem chegado em casa”.
Outros colaboradores, como Caio Túlio Costa, Carlos Eduardo Lins da Silva, Ricardo Kotscho, José Hamilton Ribeiro e Rogério Christofoletti, além de Eugênio Bucci, realçam a sua contribuição “para o jornalismo e a democracia brasileira”.
Como conclui o texto de apresentação desta edição comemorativa:
“O projecto do Observatório da Imprensa não foi pioneiro apenas na forma de circulação digital. A longevidade resulta da experiência dialógica e participativa que criou, a capacidade de formar redes em torno da ideia de que a crítica ao jornalismo e aos media se traduz também pela defesa da liberdade de expressão nas sociedades democráticas. Seguimos o desafio constante da reinvenção diante de novas abordagens que a realidade nos apresenta. Os fios dessa rede são compostos pelos leitores. A eles dedicamos esta milésima edição.”
O texto introdutório aqui citado, no Observatório da Imprensa