Duas gerações no topo da Impresa: conversa em família
O desempenho profissional de Pedro Norton, que esteve 23 anos na Impresa, e cuja saída fora anunciada em Janeiro deste ano, foi elogiado por Francisco Pinto Balsemão, que afirmou:
"Foram 23 anos em que Pedro Norton sempre foi diligente e inteligente, leal e dedicado, independente e alinhado. 23 anos em que conseguimos trabalhar horas e horas a fio sem nunca perdermos o sentido de humor. 23 anos em que nem sempre estivemos de acordo, mas em que sempre soubemos encontrar soluções. 23 anos em que enfrentámos as mais diversas crises, vindas do exterior, e também do interior, e conseguimos vencê-las."
Sobre o seu sucessor como novo CEO, Francisco Pinto Balsemão disse que “nestes meses de transição, o Francisco Pedro deu já provas de saber o que quer e para onde quer conduzir o nosso projecto. Definiu estratégias e irá, a seu tempo, apresentá-las; criou os instrumentos e a organização necessários para poder prosseguir essas estratégias e torná-las vencedoras."
Em comunicado dirigido aos trabalhadores do Grupo, o novo CEO observa que “todos sabemos que vivemos tempos difíceis na nossa área” (…) .Aos furacões que têm assolado a economia mundial na última década, junta-se alguma desorientação das empresas de media para encontrar o seu rumo num ecossistema cada vez mais complexo e globalizado, que inclui parceiros que são rivais, reguladores que não permitem prosperar e piratas do século XXI, levando a que nos encontremos, dizem, no meio de uma tempestade perfeita”.
Francisco Pedro Balsemão sublinhou, contudo, que “não tenho dúvidas de que nos esperam muitas dificuldades, mas estou seguro que, pelas provas que temos dado, e tendo em conta a nossa capacidade de antecipação, adaptação e reinvenção, seremos capazes não apenas de nos manter à tona mas de sermos mais fortes e velozes do que os outros”.
E enfatizou: “em primeiro lugar, porque acredito que o sector dos media é fundamental para a sociedade portuguesa. A liberdade de expressão é a alma do nosso sistema democrático. E a Impresa continua e continuará a ser o sítio em que os militantes desta causa se sentem melhor. Manteremos e reforçaremos os valores que constam do nosso ADN: independência e pluralismo; integridade e rigor. Seremos, também, cada vez mais exigentes no que respeita à qualidade e credibilidade dos nossos conteúdos”.
Recorde-se que, com as nomeações de Ricardo Costa para o cargo de director-geral de Informação da Impresa e da SIC, e de Pedro Santos Guerreiro para o de director do Expresso (também formalmente assumidos este fim-de-semana), ficou completa uma série de substituições de postos dirigentes a nível dos vários títulos abrangidos pelo Grupo, que foram oportunamente anunciadas em comunicados da própria Impresa.
Já é também conhecida a nova Comissão Executiva da Impresa. Para além de Francisco Pedro Balsemão, novo CEO do grupo, este órgão será constituído por José Freire, chief financial officer, Raul Carvalho das Neves, chief technology officer, e por um quarto elemento, o chief revenue officer, cujo nome será anunciado em breve. Paulo de Saldanha assume o cargo de chief corporate officer, responsável por várias áreas relacionadas com a administração da Impresa e, em particular, pelo processo de concentração de instalações do Grupo em Paço de Arcos.
Fotografia do CM jornal - Mais informação no DN - Media online