Segundo a reportagem de Le Figaro, estes programas pretendem "romper com as emissões políticas clássicas"  - a começar pelo "estúdio", que  será um café-restaurante da Cité du Cinéma, em Saint-Denis.

Em C Politique, Karim Rissouli será acompanhado pelo historiador Thomas Snégaroff, por jornalistas como Camille Girerd e Maxime Darquier (este especialista em boatos nas redes sociais), e ainda pelo produtor Luc Hermann. 

Em C Polémique, Bruce Toussaint vai envolver um painel de convidados mais largo, incluindo intelectuais, editorialistas e políticos, mas seguindo o princípio de que "é a temática que decidirá sobre o convidado, e não o contrário". 

Com este projecto, o canal France 5 espera demarcar-se dos seus concorrentes. Segundo o chefe de redacção, Mathias Hillion, será uma emissão "feita para os telespectadores e não para os políticos". 

Segundo notícia no site ozap.com, a inauguração destes programas estava prevista para 11 de Setembro, mas o canal decidiu adiá-la uma semana para não colidir com o magazine Vie Politique, da TF1, em que será entrevistada Marine Le Pen.

 

Mais informação em Le Figaro – Médias, a que pertence a imagem dos apresentadores, assinada Delphine Ghosarossian / SIPA,  e em ozap.com.