Directora de “ El País” aposta em modelos de assinatura digital
Para El País os modelos de assinatura digital devem fazer parte dos media, para fazer face à forte redução do investimento em publicidade, o que os forçou a procurar novas formas de financiar a sua sustentabilidade.
Soledad Gallego-Díaz, directora de El País, considera "essencial" a assinatura digital "para garantir o nosso futuro", segundo afirmou no New Communication Forum, organizado pela Nueva Economía Fórum.
Em 2019, o jornal tem "avançado no estudo e preparação desse modelo" de assinatura paga, cujo objetivo será alcançar "mais rendimento por assinatura paga do que por qualquer outro método", destacando a importância da percepção e relação com o leitor.
"Realizámos um estudo das necessidades dos leitores, tanto em termos de objectivos informativos como de mecanismos de verificação e qualidade; implementamos melhorias na busca de novos modelos narrativos, com um desenvolvimento visual mais rápido e poderoso, e temos dedicado muita atenção para fazer melhor uso das bases de dados".
Novembro 19
No modelo de assinatura paga do El País, "o leitor é o destino do projecto", disse a directora, salientando que "precisamos conhecê-lo melhor e antecipar o que precisa; só assim e com melhores ferramentas seremos capazes de explicar a complexidade do mundo".
O leitor deve sentir "segurança, veracidade e capacidade de distinção entre o que é importante e o que é acessório" com o El País, acrescentou.
Para Soledad Gallego-Díaz, os próximos dois anos serão decisivos no panorama mediático, uma vez que devem ocorrer “mudanças profundas", o que considera ser "uma oportunidade extraordinária, se soubermos aproveitá-la".
Gallego-Díaz também destacou que é hora de exigir o papel dos meios de comunicação e sua capacidade de impor agendas públicas, face às “distrações” a que estamos sujeitos e "que chama a atenção dos cidadãos para problemas que não são seus". O objectivo deverá ser manter aberto o espaço para o debate público.
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