A Google tem estado em foco pela sua “complexa estrutura societária” e os impostos que paga na Espanha. Segundo El Español, que aqui citamos, a Agência Tributária espanhola (AEAT) “realizou em Junho de 2016 uma inspecção nos escritórios da Google de Espanha, por alegada evasão fiscal  -  uma inspecção que veio três anos depois de a empresa ter ajustado contas com a Hacienda [Finanças] pagando 1,9 milhões de euros por uma regularização em 2013”. (...) 

A reportagem de El Español detém-se sobre o facto de a Google Spain SL “funcionar como uma empresa que presta serviços à Google da Irlanda”. 

“Deste modo, não factura directamente as suas receitas na Espanha, principalmente as da publicidade. O último relatório sobre publicidade digital da IAB calculou a receita anual em 1.526 milhões de euros, dos quais quase metade do total, 783 milhões, correspondem ao serviço de search (pesquisas), um sector completamente dominado pela Google. Isto significa que a empresa factura pelo menos 700 milhões por publicidade, mas declara receitas inferiores aos cem milhões”. 

O jornal pediu à oradora informação sobre as receitas publicitárias da Google na Espanha, “o verdadeiro barómetro da sua facturação no país, mas a directora-geral recusou fornecer esses dados, argumentando que ‘não são contas públicas’.” (...)

 

Mais informação na Asociación de la Prensa de Madrid  e no diário El Español. O vídeo da conferência de Fuencisla Clemares.