Directora da Google quer levar “água ao seu moinho”…
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A Google tem estado em foco pela sua “complexa estrutura societária” e os impostos que paga na Espanha. Segundo El Español, que aqui citamos, a Agência Tributária espanhola (AEAT) “realizou em Junho de 2016 uma inspecção nos escritórios da Google de Espanha, por alegada evasão fiscal - uma inspecção que veio três anos depois de a empresa ter ajustado contas com a Hacienda [Finanças] pagando 1,9 milhões de euros por uma regularização em 2013”. (...)
A reportagem de El Español detém-se sobre o facto de a Google Spain SL “funcionar como uma empresa que presta serviços à Google da Irlanda”.
“Deste modo, não factura directamente as suas receitas na Espanha, principalmente as da publicidade. O último relatório sobre publicidade digital da IAB calculou a receita anual em 1.526 milhões de euros, dos quais quase metade do total, 783 milhões, correspondem ao serviço de search (pesquisas), um sector completamente dominado pela Google. Isto significa que a empresa factura pelo menos 700 milhões por publicidade, mas declara receitas inferiores aos cem milhões”.
O jornal pediu à oradora informação sobre as receitas publicitárias da Google na Espanha, “o verdadeiro barómetro da sua facturação no país, mas a directora-geral recusou fornecer esses dados, argumentando que ‘não são contas públicas’.” (...)
Mais informação na Asociación de la Prensa de Madrid e no diário El Español. O vídeo da conferência de Fuencisla Clemares.