Director da Agência France Press na Argélia foi expulso

Aymeric Vincenot, que ocupava o cargo em Argel desde Junho de 2017, teve que deixar o país no momento em que vencia o prazo dado pela Polícia, após expirar a sua licença de residência.
O Director da AFP, Fabrice Fries, considerou inaceitável a expulsão do jornalista, tendo declarado que “ ao deixar-nos sem um director de escritório no local, a decisão tomada atinge gravemente a nossa operação, que tem como objetivo garantir uma cobertura exaustiva e rigorosa dos acontecimentos históricos que ocorrem actualmente na Argélia”.
O funcionário da agência de notícias, cuja autorização de residência no país expirou em 28 de Fevereiro, não tinha visto desde o fim do ano passado.
O pedido de renovação de sua credencial de imprensa para 2019, um documento que permite a obtenção de residência, ficou sem resposta por parte das autoridades, apesar dos esforços da AFP para obter explicações.
A redacção internacional da AFP cobre notícias de todo o mundo em texto, vídeo, foto e infografia em seis idiomas, 24 horas por dia, segundo requisitos editoriais de rigor, independência e pluralidade.
Mais de cinco mil meios de comunicação utilizam os serviços da agência, que está presente em 151 países, sendo que o escritório na Argélia existe desde 1962.